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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE – ANÁLISE DAS TECNOLOGIAS E DOS PROCESSOS QUE VISAM A FIDELIZAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS CLIENTES
Autor(es): Cirino, Alisson José; Cirino, Iara Rosa; Holanda, Marcus Vinicius Ribeiro de
Primeiro Orientador: Lima, Rhennan Lazaro de Paulo
Primeiro Membro da Banca: Lima, Rhennan Lazaro de Paulo
Segundo Membro da Banca: Alves, Ivan
Terceiro Membro da Banca: Jesus, Welton Lourenço Calháo de
Resumo: O relacionamento entre cliente e empresa, até hoje, é um assunto delicado, muitos estabelecimentos comerciais e até mesmo grandes marcas, vendem seus produtos sem se preocupar com a fidelidade do cliente ou, simplesmente, contando com a sorte que irão procurá-los novamente, assim que precisarem adquirir seus produtos e serviços. Porém, nos dias atuais, com a competitividade e a variedade de produtos similares/substitutos e até mesmo com a facilidade proporcionada pelo E-commerce (comércio eletrônico), o qual possibilita que o cliente compre sem ao menos sair do conforto do seu lar, este vem ganhando cada vez mais opções e formas de realizar suas compras, desta forma, a fidelização se torna vital para a sobrevivência das empresas, e a gestão desse relacionamento, torna mais fácil essa fidelização, através do conhecimento e da customização do atendimento cuja finalidade também é gerar valor agregado. Assim, esse artigo propôs discutir sobre as contribuições da aplicação da ferramenta CRM – Customer Relationship Management nas organizações, investigar as Tecnologias replicadas pelo seu uso, compreender os processos que visam à fidelização e, por fim, conhecer como o uso dessa ferramenta pode influenciar na satisfação do cliente. Desta forma, por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, este trabalho buscou informação junto aos consumidores locais acerca do relacionamento, identificando que este ainda é deficiente, identificou também as principais plataformas e funcionalidades de um CRM e ainda o quanto à ferramenta apresentada é eficaz para o sucesso da organização.
Abstract: The relationship between customer and company is a delicate matter to date, many shops and even large brands, sell their products without worrying about customer loyalty or simply counting on the luck that will seek them again, so they need to acquire their products and services. However, today, with the competitiveness and variety of similar products / substitutes and even with the ease provided by E-commerce, which enables the customer to buy without at least leaving the comfort of their home, this has been gaining more and more options and ways to carry out their purchases, in this way, loyalty becomes vital for the survival of companies, and the management of this relationship, makes this loyalty easier, through the knowledge and customization of the service whose purpose it is also generating added value. Thus, this article proposed to discuss the contributions of the CRM tool - Customer Relationship Management in organizations, to investigate the technologies replicated by their use, to understand the processes that aim at loyalty and, finally, to know how the use of this tool can influence the customer satisfaction. In this way, through bibliographical and field research, this work sought information from the local consumers about the relationship, identifying that it is still deficient, also identified the main platforms and functionalities of a CRM, and also how the presented tool is effective to the success of the organization.
Palavras-chave: Fidelização
Relacionamento com o Cliente
Satisfação
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ipameri
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/468
Data do documento: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:Tecnologia em Gestão Comercial

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