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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação Especial e Inclusiva: Uma discussão na formação inicial de Professores de Química
Autor(es): Morais, Leticia Borges
Primeiro Orientador: Fortes, Gilmara Aparecida Corrêa
Primeiro Membro da Banca: Martins, Carla de Moura
Segundo Membro da Banca: Marquez, Sandra Cristina
Resumo: A legislação vigente assegura a existência da Educação Especial como uma modalidade de Ensino e também os direito e deveres para que haja inclusão. Esse direito tem promovido um aumento no número de matrículas dos discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação nas escolas regulares, mas, a sua permanência por meio do acesso ao conhecimento ainda não é uma realidade na escola pública. Destaca-se que o professor é um dos sujeitos que vai contribuir para o desenvolvimento desse discente, por isso é importante que receba formação voltada para a temática. A partir da importância da formação de professores voltada para o atendimento dos discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação, busca-se desvelar a seguinte problemática: os cursos de formação inicial de professores de Química tem ofertado disciplinas voltadas para a discussão da Educação Especial? Sendo o objetivo geral, analisar a oferta de disciplinas voltadas para a discussão da Educação Especial em cursos de formação de professores de Química no Estado de Goiás, e como objetivos específicos pretende-se, realizar o levantamento das instituições de ensino superior que ofertam cursos de licenciatura em Química no Estado de Goiás; analisar a existência de disciplinas voltadas para a discussão da Educação Especial nos cursos de licenciatura em Química no Estado de Goiás e refletir se a oferta das disciplinas contribui com o preparo dos professores para ministrar aulas para os discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação. Como metodologia, definiu-se a pesquisa teórica do tipo qualitativa, em que foi analisado a matriz curricular dos cursos das Instituições de Ensino Superior do Estado de Goiás. A partir do levantamento realizado, constatou-se um total de 26 Instituições de Ensino Superior, sendo 16 presenciais e 10 na modalidade EaD. Todas as instituições oferecem a disciplina Libras, garantida legalmente, com carga horária que varia entre 30 e 100 horas. Ainda, constatou-se que 16 instituições oferecem outras disciplinas que discutem a temática. Portanto, oferecer uma formação inicial verdadeiramente inclusiva se faz necessário diante das matrículas dos discentes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e/ou superdotação na escola, sendo que essa formação deve ser rica em discussão teórica e prática, preparando os futuros professores de Química para promoverem o desenvolvimento dos discentes a partir de suas potencialidades
Abstract: Current legislation ensures the existence of Special Education as a teaching modality and also the rights and duties for inclusion. This right has promoted an increase in the number of enrollments of students with disabilities, global developmental disorders, high abilities and/or giftedness in regular schools, but their permanence through access to knowledge is not yet a reality in public schools. It is noteworthy that the teacher is one of the subjects who will contribute to the development of this student, which is why it is important that they receive training focused on the topic. Based on the importance of teacher training aimed at serving students with disabilities, global developmental disorders, high abilities and/or giftedness, the aim is to reveal the following problem: initial training courses for Chemistry teachers have offered subjects focused on for the discussion of Special Education? The general objective is to analyze the offer of subjects focused on the discussion of Special Education in Chemistry teacher training courses in the State of Goiás, and as specific objectives it is intended to carry out a survey of higher education institutions that offer Chemistry courses. degree in Chemistry in the State of Goiás; analyze the existence of subjects focused on the discussion of Special Education in Chemistry degree courses in the State of Goiás and reflect on whether the offering of subjects contributes to the preparation of teachers to teach classes to students with disabilities, global developmental disorders, high abilities and/or giftedness. As a methodology, qualitative theoretical research was defined, in which the curricular matrix of courses at Higher Education Institutions in the State of Goiás was analyzed. From the survey carried out, a total of 26 Higher Education Institutions were found, 16 of which are face-to-face and 10 are distance learning. All institutions offer the Libras subject, legally guaranteed, with a workload that varies between 30 and 100 hours. Furthermore, it was found that 16 institutions offer other subjects that discuss the topic. Therefore, offering truly inclusive initial training is necessary given the enrollment of students with disabilities, global developmental disorders, high abilities and/or giftedness at school, and this training must be rich in theoretical and practical discussion, preparing future teachers of Chemistry to promote the development of students based on their potential.
Palavras-chave: Educação Especial
Licenciatura
Química
Disciplinas
Special Education
Degree
Chemistry
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4509
Data do documento: 3-Abr-2024
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