Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4486
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS E AFETIVIDADE ASSOCIADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA |
Autor(es): | Feitosa, Lucélia Pereira |
Primeiro Orientador: | Meireles, Lucas Vidal de |
Primeiro Membro da Banca: | Meireles, Lucas Vidal de |
Segundo Membro da Banca: | Araújo, Raquel Pereira de |
Terceiro Membro da Banca: | Sousa, Raquel Vieira de |
Resumo: | O presente tem como objetivo analisar e investigar a relação entre as habilidades socioemocionais e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem de matemática. A partir de uma revisão bibliográfica, foi possível verificar que a matemática é frequentemente considerada uma disciplina difícil e complexa, o que pode gerar ansiedade e medo nos alunos. Além disso, sabe-se que o desenvolvimento das habilidades socioemocionais está diretamente relacionado ao sucesso acadêmico e à vida profissional dos indivíduos. Nesse contexto, é fundamental que os professores de matemática desenvolvam estratégias que promovam a valorização das emoções e das relações interpessoais em sala de aula. Dessa forma, os alunos poderão se sentir mais acolhidos e confiantes para aprender a disciplina. |
Abstract: | The aim of this article is to analyze and investigate the relationship between socio-emotional skills and affectivity in the mathematics teaching-learning process. From a literature review, it was possible to verify that mathematics is often considered a difficult and complex subject, which can generate anxiety and fear in students. In addition, it is known that the development of socio-emotional skills is directly related to academic success and the professional life of individuals. In this context, it is essential that math teachers develop strategies that promote the appreciation of emotions and interpersonal relationships in the classroom. In this way, students can feel more welcome and confident in learning the subject. |
Palavras-chave: | BNCC Funções Cognitivas Estudo de caso |
Área do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Pais: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal Goiano |
Sigla da Instituição: | IF Goiano |
Campus: | Campus Posse |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4486 |
Data do documento: | 9-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon_esp_Lucélia Pereira Feitosa.pdf | mon_esp_Lucélia Pereira Feitosa Leal | 2,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.