Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4462
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: ENSINO REMOTO DE QUÍMICA E A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC´s): DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Título(s) alternativo(s): REMOTE TEACHING OF CHEMISTRY AND THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES (ICTs): CHALLENGES AND POSSIBILITIES
Autor(es): Silva, Yorrana Marquenis
Primeiro Orientador: Martins, Carla de Moura
Primeiro Membro da Banca: Marquez, Sandra Cristina
Segundo Membro da Banca: Mariano, Sangelita Miranda Franco
Resumo: O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) tem contribuído na prática de ensino e aprendizagem, por ser um método de ensino atrativo para os estudantes, deste modo o trabalho foi baseado na abordagem das TIC’s, com intuito de analisar as dificuldades dos professores de Química nas aulas remotas em meio ao contexto da pandemia de Covid-19 e possibilidade de utilização das TIC´s. O trabalho foi realizado entre os meses de agosto de 2021 a fevereiro de 2022, no Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, localizado na zona rural do município de Morrinhos – Goiás, sendo desenvolvido com cinco turmas de 1º ano do Ensino Médio, dos cursos Técnico Integrado em Agropecuária e Técnico Integrado em Informática na disciplina de Química. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa em que os resultados foram obtidos por meio de questionários do google formulários e atividades avaliativas na utilização do laboratório virtual do PhET Interactive Simulations. A participação dos alunos e professores foi importante para a obtenção dos resultados, por meio dos quais pode-se perceber as principais dificuldades relatadas pelos professores de Química na ministração das aulas remotas e como a utilização de softwares no ensino de química colaborou com as aulas síncronas ministradas durante a pandemia, sendo assim, de grande relevância para reforçar os conhecimentos de ácidos, bases e condutividade elétrica ao ser aplicado com a instrução correta.
Abstract: The use of Information and Communication Technologies (ICT's) has contributed to the practice of teaching and learning, as it is an attractive teaching method for students, so the work was based on the ICT's approach, with the aim of analyzing teachers' difficulties. of Chemistry in remote classes in the context of the Covid-19 pandemic and the possibility of using ICTs. The work was carried out between the months of August 2021 and February 2022, at the Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos, located in the rural area of Morrinhos – Goiás, being developed with five classes from the 1st year of High School, from the Technical courses Integrated in Agriculture and Integrated IT technician in the Chemistry discipline. This is a qualitative research and the results were obtained through Google Forms questionnaires and evaluation activities using the PhET Interactive Simulations virtual laboratory. The participation of students and teachers was important to obtain the results, through which it was possible to related the main difficulties reported by Chemistry teachers in teaching remote classes and how the use of software in chemistry teaching collaborated with synchronous classes during the pandemic, thus being of great relevance to improve knowledge of acids, bases and electrical conductivity when applied with correct instruction.
Palavras-chave: TIC’s
Ensino de química
Covid-19
Aulas remotas
Área do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Morrinhos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4462
Data do documento: 25-Mar-2024
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Yorrana Marquenis da Silva.pdfTrabalho de Conclusão de Curso - Yorrana Marquenis da Silva1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.