Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Guimarães, Italo José Bastos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6459145790245201pt_BR
dc.contributor.referee1Francisco, Daniel Neto-
dc.contributor.referee2Silva, Kelly-
dc.creatorAlmeida, Ellen Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886240797829783pt_BR
dc.date.accessioned2023-12-15T14:50:20Z-
dc.date.available2023-12-14-
dc.date.available2023-12-15T14:50:20Z-
dc.date.issued2023-11-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4101-
dc.description.abstractThis article emphasizes the relevance of financial education in childhood as a fundamental pillar to empower individuals to make meaningful financial decisions. The overall objective is to present an ebook proposal for guiding children aged 7 to 10, titled "The Financial Adventure of Lucas and Sofia." The research methodology is descriptive and qualitative, allowing for a deeper exploration of individual awareness and addressing existing barriers such as consumerism and unnecessary spending. Artificial Intelligence (AI) tools were employed to assist in creating the children's story and illustrations for the ebook. The results reveal positive and significant aspects regarding the need to start teaching financial concepts early on. Furthermore, the implementation of a strategy, such as creating a playful and educational ebook, can play a significant role in shaping these financial skills from childhood and contribute to future studies, especially those focused on the school environment, aiming for a positive impact on the subject. Keywords: Financial education, children, ebook, children's financial education, personal finance.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo destaca a relevância da educação financeira na infância como um pilar fundamental para capacitar indivíduos a tomarem decisões significativas para tomada de decisões financeiras. O objetivo geral é apresentar uma proposta de ebook para orientação de crianças na faixa etária entre 7 e 10 anos, intitulado “A aventura financeira de Lucas e Sofia”. A metodologia de pesquisa é descritiva e qualitativa que permite o aprofundamento do segmento de conscientização dos indivíduos e minimiza as barreiras existentes como o consumismo e gastos desnecessários com dinheiro. Utilizou-se ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para auxiliar na criação da história infantil, bem como nas ilustrações do ebook. Os resultados revelam aspectos positivos e significativos sobre a necessidade de iniciar o ensino de conceitos financeiros desde cedo. Ademais, a implementação de estratégia, como a criação de um ebook lúdico e educativo pode desempenhar um papel significativo na formação dessas habilidades financeiras desde a infância e contribuir para estudos futuros, especialmente aqueles voltados para o ambiente escolar, visando um impacto positivo sobre a temática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ellen Rodrigues de Almeida (ellen.almeida@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-12-15T13:14:21Z No. of bitstreams: 3 ELLEN RODRIGUES- TC Final -.pdf: 2031448 bytes, checksum: f62b6481d05e1457e0ca289c3118f7b1 (MD5) Documento (1).pdf: 334026 bytes, checksum: 2c1fe7f8f629d587306d4f99b6885835 (MD5) Documento.pdf: 421627 bytes, checksum: 4474e4bb0d855030f3fd7de5ff0c8f01 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-12-15T14:50:11Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ELLEN RODRIGUES- TC Final -.pdf: 2031448 bytes, checksum: f62b6481d05e1457e0ca289c3118f7b1 (MD5) Documento (1).pdf: 334026 bytes, checksum: 2c1fe7f8f629d587306d4f99b6885835 (MD5) Documento.pdf: 421627 bytes, checksum: 4474e4bb0d855030f3fd7de5ff0c8f01 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-12-15T14:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ELLEN RODRIGUES- TC Final -.pdf: 2031448 bytes, checksum: f62b6481d05e1457e0ca289c3118f7b1 (MD5) Documento (1).pdf: 334026 bytes, checksum: 2c1fe7f8f629d587306d4f99b6885835 (MD5) Documento.pdf: 421627 bytes, checksum: 4474e4bb0d855030f3fd7de5ff0c8f01 (MD5) Previous issue date: 2023-11-23en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Possept_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEbookpt_BR
dc.subjectEducação financeira infantilpt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleEDUCANDO PEQUENOS INVESTIDORES: PROPOSTA DE EBOOK SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA INFÂNCIApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ellen Rodrigues de Almeida.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Ellen Rodrigues de Almeida.pdfTERMO326,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Ellen Rodrigues de Almeida.pdfATA411,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.