Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4026
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A HISTÓRIA DO POVO KALUNGA: EDUCAÇÃO E MEMORIA COMO MECANISMO DE RESISTENCIA
Autor(es): Aquino, Fabiana Silva
Primeiro Orientador: Rodrigues, Fernando Rocha
Resumo: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história do povo Kalunga da fazenda Riachão do município de Monte Alegre de Goiás, e estabelecer uma reflexão sobre a importância, de seu povo, sua cultura, da memória, das histórias contadas na escola como mecanismo de manutenção da cultura local demonstrando a importância da escrita e da memória como ferramenta contra o esquecimento. O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica e a observação participante na própria comunidade bem como nas escolas locais. Evidencia-se que a história do povo Kalunga se deu com o processo histórico a mais de duzentos anos, sendo um povo descendente de negros que foram escravizados. Eles vivem no maior território do Brasil, na chapada dos veadeiros. Nesse contexto o objetivo é retratar a história de um povo de muitas lutas, tradições, desafios, e superações, que possui identidade própria, com saberes e fazeres, na tradição cultural, crenças e outros que passados de geração em geração. Nesse sentido, a metodologia será a observação participante do processo educacional no que tange ao processo de reconstrução da memória bem como a sugestão de inserção nas disciplinas específicas do cuidado com as memórias locais, tanto a memória individual quanto a coletiva como ferramenta educacional contra a morte (esquecimento).
Abstract: Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a história do povo Kalunga da fazenda Riachão do município de Monte Alegre de Goiás, e estabelecer uma reflexão sobre a importância, de seu povo, sua cultura, da memória, das histórias contadas na escola como mecanismo de manutenção da cultura local demonstrando a importância da escrita e da memória como ferramenta contra o esquecimento. O trabalho foi realizado mediante revisão bibliográfica e a observação participante na própria comunidade bem como nas escolas locais. Evidencia-se que a história do povo Kalunga se deu com o processo histórico a mais de duzentos anos, sendo um povo descendente de negros que foram escravizados. Eles vivem no maior território do Brasil, na chapada dos veadeiros. Nesse contexto o objetivo é retratar a história de um povo de muitas lutas, tradições, desafios, e superações, que possui identidade própria, com saberes e fazeres, na tradição cultural, crenças e outros que passados de geração em geração. Nesse sentido, a metodologia será a observação participante do processo educacional no que tange ao processo de reconstrução da memória bem como a sugestão de inserção nas disciplinas específicas do cuidado com as memórias locais, tanto a memória individual quanto a coletiva como ferramenta educacional contra a morte (esquecimento).
Palavras-chave: povo kalunga. cultura e memoria educação
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/4026
Data do documento: 29-Jun-2023
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo ciencia preenchido 11.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.