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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Queiroz, Joyce Adriana Silva Aquino de
Primeiro Orientador: Lima, Michelle Castro
Resumo: Ao considerar que os jogos e brincadeiras são os principais mediadores dentro do processo de ensino-aprendizagem, este artigo foi realizado para justificar uma ótica mais abrangente sobre a prática do pedagogo no ambiente da sala de aula, em vista de compreender a contribuição dos jogos e brincadeiras como ferramenta pedagógica dentro do processo de ensino-aprendizagem das crianças durante a educação infantil e também demonstrar a postura do professor com as crianças durante a utilização destes recursos na busca por estimular seu desenvolvimento. Este trabalho final tem como objetivo geral descrever como o brincar e os jogos na Educação Infantil têm influência em seus aspectos motores, cognitivos, socioafetivos e psicossociais da criança. E especificamente discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança para estimular o momento de aprendizagem; compreender que os jogos são primordiais para o desenvolvimento infantil; analisar os métodos que diferenciem o processo de ensino-aprendizagem por meio das brincadeiras. Ao definir o tipo de pesquisa, pode-se utilizar as reflexões de Prodanov e Freitas (2013, p.41) ao destacar que “a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema, o que caracteriza o aspecto científico da investigação”. Diante disto, a finalidade deste trabalho é trazer respostas para questões, mediante a aplicação de método científico. Deste modo, o método utilizado para a realização deste trabalho foi embasado em consultas de periódicos em bases de dados científicas como a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Google Acadêmico e revistas educacionais que possuíam materiais indexados sobre a temática.Gil (2019) destaca que a pesquisa bibliográfica reside no intuito de proporcionar ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar de maneira direta. Para o autor, é imprescindível que o pesquisador faça um levantamento dos temas e tipos de abordagem já trabalhados por outros estudiosos, assimilando conceitos e explorando características já publicadas. Pode ser considerada também de caráter exploratória, uma vez que, envolve um levantamento bibliográfico de dados, explorando materiais de autores já conceituados com vivências no tema brinquedo, brincadeiras e jogos. A pesquisa exploratória possui um planejamento flexível, permitindo o estudo do tema sob várias perspectivas (PRODANOV; FREITAS, 2013). Quanto a abordagem, pode ser delimitada como pesquisa qualitativa, pois refere-se a resultados de uma investigação que procura explicar o porquê das coisas, isto é, a realidade das crianças na Educação Infantil. Para Marconi e Lakatos (2019), a pesquisa qualitativa trabalha com vários significados, motivos, crenças, valores e atitudes, correspondendo a um espaço profundo das relações. Desta forma a problemática norteadora desse trabalho partiu da seguinte pergunta: como as brincadeiras e os jogos podem agregar no desenvolvimento motor- cognitivo e na aprendizagem da criança na Educação Infantil? Para responder tal questão iremos discutir o desenvolvimento e a aprendizagem infantil e a concepção de jogos para essa etapa.
Abstract: Considering that games and games are the main mediators within the teaching-learning process, this article was carried out to justify a more comprehensive perspective on the practice of the pedagogue in the classroom environment, in order to understand the contribution of games and games as a pedagogical tool within the teaching-learning process of children during early childhood education and also demonstrate the teacher's attitude towards children during the use of these resources in the quest to stimulate their development. This final work has the general objective of describing how playing and games in Early Childhood Education influence the motor, cognitive, socio-affective and psychosocial aspects of the child. And specifically discuss the importance of playing in the child's development to stimulate the learning moment; understand that games are essential for child development; to analyze the methods that differentiate the teaching-learning process through games. When defining the type of research, one can use the reflections of Prodanov and Freitas (2013, p.41) when highlighting that “carrying out a planned study, being the method of approaching the problem, which characterizes the scientific aspect of investigation". Given this, the purpose of this work is to bring answers to questions, through the application of the scientific method. Thus, the method used to carry out this work was based on consultations of journals in scientific databases such as the Scientific Electronic Library Online (SciELO) and Google Scholar and educational journals that had indexed materials on the subject.Gil (2019) points out that bibliographical research aims to provide the researcher with coverage of a much broader range of phenomena than the one that could be researched directly. For the author, it is essential for the researcher to survey the themes and types of approach already worked on by other scholars, assimilating concepts and exploring characteristics already published. It can also be considered of an exploratory nature, since it involves a bibliographic survey of data, exploring materials from already renowned authors with experiences in the theme of toys, games and games. Exploratory research has flexible planning, allowing the study of the subject from various perspectives (PRODANOV; FREITAS, 2013). As for the approach, it can be delimited as qualitative research, as it refers to the results of an investigation that seeks to explain the reason for things, that is, the reality of children in Early Childhood Education. For Marconi and Lakatos (2019), qualitative research works with various meanings, motives, beliefs, values ​​and attitudes, corresponding to a deep space of relationships. In this way, the guiding problem of this work started from the following question: how can games and games add to the motor-cognitive development and to the child's learning in Early Childhood Education? To answer this question, we will discuss child development and learning and the design of games for this stage.
Palavras-chave: Brincadeiras
Jogos
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3895
Data do documento: 29-Abr-2023
Aparece nas coleções:Segunda Licenciatura em Pedagogia

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