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Tipo: Dissertação
Título: ADAPTAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS E SUA UTILIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): Machado, Ana Paula Favorito
Primeiro Orientador: Salomão, Leandro Caixeta
Primeiro Membro da Banca: Siqueira, Ana Paula Silva
Segundo Membro da Banca: Curvêlo, Carmem Rosa da Silva
Resumo: Protocolos de Avaliação Rápida de Rios (PAR’s) são ferramentas utilizadas para realizar diagnósticos ambientais, principalmente em ecossistemas aquáticos, agrupando procedimentos adaptados à avaliação rápida, qualitativa e semi-quantitativa de um conjunto de variáveis, representando os principais componentes e fatores que determinam os processos e funções ecológicos de rios ou riachos. O presente estudo teve como objetivo adaptar (a partir de protocolos de referência) um PAR adequado para utilização por estudantes de ensino médio, com linguagem acessível e parâmetros físicos que condicionam a dinâmica de funcionamento dos riachos do bioma Cerrado no Sudeste Goiano e avaliar sua viabilidade como recurso didático em aulas e projetos de Educação Ambiental (EA). A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino no município de Pires do Rio, GO. Para consolidação do instrumento desenvolvido, foi oferecida uma Oficina de Avaliação Ambiental a 60 estudantes, composta por duas etapas: a primeira teórica e a segunda, prática. A participação dos estudantes na pesquisa forneceu dados sobre a aplicabilidade do PAR, e a utilização do mesmo como instrumento de EA. O estudo provou que diante da importância e da intensificação da degradação dos recursos hídricos, o uso do PAR seria um valioso acréscimo aos projetos de EA nas escolas de ensino médio. Assim o PAR adaptado mostra-se como uma ferramenta útil e interessante para ser utilizada em projetos e programas de Educação Ambiental.
Abstract: Rapid River Rapid Assessment Protocols (PARs) are tools used to perform environmental diagnoses, especially in aquatic ecosystems, grouping procedures adapted to the rapid, qualitative and semi-quantitative evaluation of a set of variables, representing the main components and factors that determine the processes and ecological functions of rivers or streams. The present study had as objective to adapt (from reference protocols) an appropriate PAR for use by high school students, with accessible language and physical parameters that condition the dynamics of the brooks of the Cerrado biome in the Southeast Goiano and to evaluate its viability as didactic resource in classes and projects of Environmental Education (EA). The research was carried out in two educational institutions in the city of Pires do Rio, GO. To consolidate the developed instrument, an Environmental Evaluation Workshop was offered to 60 students, composed of two stages: the first one theoretical and the second one, practical. Student participation in the research provided data on the applicability of PAR, and the use of the PAR as an AE instrument. The study proved that, given the importance and intensification of water resources degradation, the use of PAR would be a valuable addition to EA projects in secondary schools. Thus, the adapted PAR is shown as a useful and interesting tool to be used in Environmental Education projects and programs.
Palavras-chave: Protocolos
Instrumento didático
Estudantes
Educação ambiental
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Programa/Curso: Programa de Pós-Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/385
Data do documento: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Conservação dos Recursos Naturais do Cerrado

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