Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borges, Vabson Guimaraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rafael Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908431472403274pt_BR
dc.contributor.referee3Borges, Vabson Guimães-
dc.creatorCruz, Priscila Caixeta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1639786269705551pt_BR
dc.date.accessioned2023-08-10T20:10:28Z-
dc.date.available2023-07-30-
dc.date.available2023-08-10T20:10:28Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3841-
dc.description.abstractThe objective of this work was to bring out the importance of affectivity between teacher/student in mathematical learning, investigating how this role has been played in the mathematics course of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus de Urutaí. The main focus of this work is to investigate and analyze how affectivity can be important for the development of mathematical learning. It also brings some facts to which students and teachers avoid this relationship of affection. The project consists of a bibliographical and qualitative research, which was based on authors such as Chacón (2003), Medeiros (2005), Freire (1996), among others, and also presents results of a questionnaire made with students of the aforementioned Licentiate course. Through this work, it is concluded that affectivity is extremely important in student learning and that all educators should be aware of it, as they must also be able to convey trust and affection. Mathematics may or may not have relevance in the lives of some students, and this issue may be related to the method in which mathematics is presented to them. It is very important that mathematical knowledge is contextualized, bringing meaning to what the student is learning, because the moment the student understands the content, he becomes more autonomous. And the teacher has a direct affective influence on students' decision-making and on the development of their learning.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi trazer a importância da afetividade entre professor/aluno na aprendizagem matemática, investigando como esse papel vem sendo desempenhado no curso de matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus de Urutaí. O presente trabalho tem foco principal investigar e analisar como a afetividade pode ser importante para o desenvolvimento da aprendizagem matemática. Também traz alguns fatos aos quais alunos e professores evitam essa relação de afetividade. O projeto consiste em uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, onde foi fundamentado em autores como Chacón (2003), Medeiros (2005), Freire (1996), entre outros, e também apresenta resultados de um questionário feito com alunos do curso de Licenciatura supracitado. Através deste trabalho conclui-se que a afetividade é de extrema importância na aprendizagem dos alunos e que todos os educadores deveriam ter consciência sobre ela, pois estes também devem ser capazes de transmitir confiança e afeto. A matemática pode ou não ter relevância na vida de alguns estudantes, e essa questão pode estar relacionada ao método de como a matemática é apresentada à eles. É importantíssimo que o conhecimento matemático seja contextualizado, trazendo sentido ao que o aluno está aprendendo, pois no momento que aluno entende o conteúdo ele se torna mais autônomo. E o professor possui influência afetiva direta na tomada de decisões dos alunos e no desenvolvimento da sua aprendizagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Priscila da Cruz Caixeta (priscila.caixeta@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-10T19:34:04Z No. of bitstreams: 3 Trabalho de curso final(1) Priscila.pdf: 804443 bytes, checksum: 81f6e5edd40db39c84b15f9b913f136f (MD5) CamScanner 08-10-2023 08.38.pdf: 454916 bytes, checksum: 28290fe7af93f4fdda7dc39caea1e91f (MD5) Ata Priscila Cruz.pdf: 199706 bytes, checksum: 800a028577fb70c016b0f9f109aa45ab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-10T20:10:18Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Trabalho de curso final(1) Priscila.pdf: 804443 bytes, checksum: 81f6e5edd40db39c84b15f9b913f136f (MD5) CamScanner 08-10-2023 08.38.pdf: 454916 bytes, checksum: 28290fe7af93f4fdda7dc39caea1e91f (MD5) Ata Priscila Cruz.pdf: 199706 bytes, checksum: 800a028577fb70c016b0f9f109aa45ab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-08-10T20:10:28Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Trabalho de curso final(1) Priscila.pdf: 804443 bytes, checksum: 81f6e5edd40db39c84b15f9b913f136f (MD5) CamScanner 08-10-2023 08.38.pdf: 454916 bytes, checksum: 28290fe7af93f4fdda7dc39caea1e91f (MD5) Ata Priscila Cruz.pdf: 199706 bytes, checksum: 800a028577fb70c016b0f9f109aa45ab (MD5) Previous issue date: 2023-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesBEAN, R. et al. Adolescentes Seguros: como aumentar a auto-estima dos jovens. São Paulo: Gente, 1995. BLUMENTAL, G. Educação Matemática, Inteligência e Afetividade. In: Educação Matemática em Revista, ano 9, n.12, p.30-34, jun.2002.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfetividade, Aprendizagem, Matemática, Aprendizagem matemática.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleA AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA IMPORTANTE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICApt_BR
dc.title.alternativeA AFETIVIDADE COMO FERRAMENTA IMPORTANTE NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Trabalho de curso final(1) Priscila.pdfA afetividade como ferramenta importante na aprendizagem matemática785,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE.pdfTermo de Ciência e Autorização444,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata Priscila Cruz.pdfAta de Defesa195,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.