Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3824
Tipo: Livro
Título: INSERÇÃO À DOCÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO IF GOIANO: NARRATIVAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Título(s) alternativo(s): Insertion to teaching in the Pedagogical Residence at IF Goiano: narratives in context of the Covid-19 pandemic
Autor(es): Paniago, Rosenilde Nogueira
Souza, Hellayny Silva Godoy de
Oliveira, Adrielly Aparecida de
Resumo: A formação de professores tem-se confrontado, nos tempos atuais, com novos desafios, os quais trouxeram muitas dificuldades, mas, ao mesmo tempo, novas oportunidades. Batizados como “tempos pandémicos”, face às circunstâncias em que se vive em consequência da pandemia provocada pelo SARS-COV 2, formadores e formandos tiveram que se adaptar rapidamente a novas realidades e a engendrarem estratégias que garantam a qualidade da formação. Preparar(-se) à distância, mediado por tecnologias digitais, com a consciência das desigualdades de acesso e sucesso decorrentes das exigências que estes meios impõem (posse de computador e de internet), para além da imperiosa necessidade de condições familiares e habitacionais facilitadoras de um clima de concentração, de segurança e bem-estar propenso ao envolvimento formativo, é gerador de ansiedades e, ao mesmo tempo, de motivações novas. No caso dos docente-autores do presente livro, instigou-os a refletirem na experiência vivenciada, analisando-a e colocando-a por escrito, o que constitui um registo histórico significativo e abrindo-se assim ao diálogo com outros docentes de outras partes do planeta Terra, sentindo-se todos parte desta realidade global que a todos afeta. Ou seja, viver responsabilidades e processos formativos em tempos pandêmicos constitui uma experiência que se pode transformar em conhecimento, assim haja quem se debruce a refletir sobre ela, a olhá-la como uma oportunidade de (re)pensar a formação.
Abstract: Teacher training has been confronted, nowadays, with new challenges, which brought many difficulties, but, at the same time, new opportunities. Baptized as "pandemic times", given the circumstances in which we live as a result of the pandemic caused by SARS-COV 2, trainers and trainees had to quickly adapt to new realities and devise strategies that guarantee the quality of training. Preparing (oneself) at a distance, mediated by digital technologies, with the awareness of the inequalities of access and success arising from the demands that these means impose (possession of a computer and the internet), in addition to the imperative need for family and housing conditions that facilitate an atmosphere of concentration, security and well-being, prone to training involvement, generates anxiety and, at the same time, new motivations. In the case of the professor-authors of this book, it urged them to reflect on the lived experience, analyzing it and putting it in writing, which constitutes a significant historical record and thus opening up to dialogue with other professors from other parts of the world. planet Earth, all feeling part of this global reality that affects everyone. In other words, living responsibilities and training processes in pandemic times is an experience that can be transformed into knowledge, so there are those who are willing to reflect on it, looking at it as an opportunity to (re)think training.
Palavras-chave: Educação
Formação de Professores
Estágio Curricular Supervisionado
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Citação: INSERÇÃO à docência no Residência Pedagógica no IF Goiano: narrativas no contexto da Pandemia da Covid-19. [Organização de] Rosenilde Nogueira Paniago; Hellayny Silva Godoy de Souza; Adrielly Aparecida de Oliveira. 1. ed. Goiânia, GO: IF Goiano, 2023.133 p. ISBN (e-book): 978-65-87469-45-4
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3824
Data do documento: 9-Ago-2023
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
E-book_Insercao à docência no residência pedagógica no IF Goiano.pdf7,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.