Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3800
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Cetrulo Neto, Francisco | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2323760577186485 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cetrulo Neto, Francisco | - |
dc.contributor.referee2 | Brisolla, Lívia Santos | - |
dc.contributor.referee3 | Silva, Raquel Fernandes da | - |
dc.creator | Munhoz, Sandra Michele Tzotzakis | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8271124085558279 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T21:07:37Z | - |
dc.date.available | 2023-08-04 | - |
dc.date.available | 2023-08-04T21:07:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3800 | - |
dc.description.abstract | The social function of the school is still an issue that requires reflection and updating. With this work intends to analyze how the social function of the school is represented in a context of pandemic. For this, the object of research is how José Municipal School Pereira da Silva, in Campos Belos, was organized during the pandemic and how it faced challenges of that period. The hypothesis of this research is that despite the school having an ambiguous social function, but importantly, the pandemic has further highlighted the importance of school, especially this school which serves students from subaltern groups. The objectives of this research are: to understand how a peripheral school can exercise its social function in times of a pandemic; Specifics: establish the theoretical framework about the social role of the school and relate it to the challenges in pandemic period; check how a school in Campos Belos, Escola Municipal José Pereira da Silva, acted during the pandemic period in order to fulfill its social role. methodologically this research is qualitative with a focus on document analysis. Beyond said is based on thinkers such as (LIBÂNEO, 1994), (SAVIANI, 2009) (FREIRE, 1996), (COÊLHO, 2012) among others. It concludes whether with this research even in the face of the contradictions imposed by the pandemic, the school is still fundamental for the development of people, at least for existing and acting in a society like ours, in which the dictates of capital still prevail in an extremely strong and further marginalize the most vulnerable populations. | pt_BR |
dc.description.resumo | A função social da escola ainda é uma questão que exige reflexão e atualização. Com este trabalho pretende-se analisar como é representada a função social da escola em um contexto de pandemia. Para isso, tem-se como objeto de pesquisa modo como a Escola Municipal José Pereira da Silva, em Campos Belos se organizou durante e pandemia e como enfrentou desafios desse período. A hipótese desta pesquisa é que não obstante a escola ter uma função social ambígua, mas importante, a pandemia realçou ainda mais a importância da escola, especialmente desta escola que atende alunos de grupos subalternizados. São os objetivos desta pesquisa: compreender como uma escola periférica pode exercer sua função social em tempos de pandemia; Específicos: estabelecer o quadro teórico acerca do papel social da escola e relacionar com os desafios no período da pandemia; verificar como uma escola de Campos Belos, a Escola Municipal José Pereira da Silva, atuou no período da pandemia visando cumprir sua função social. Metodologicamente esta pesquisa é qualitativa com foco na análise documental. Além disse se baseia em pensadores como (LIBÂNEO,1994), (SAVIANI, 2009) (FREIRE, 1996), (COÊLHO, 2012) entre outros. Conclui se com esta pesquisa mesmo diante das contradições impostas pela pandemia, a escola ainda é fundamental para o desenvolvimento das pessoas, pelo menos para existir e agir em uma sociedade como a nossa, na qual os ditames do capital ainda imperam de maneira extremamente forte e secundarizam ainda mais as populações mais vulneráveis. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Sandra Michele Tzotzakis Munhoz (sandra.munhoz@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-08-04T04:24:01Z No. of bitstreams: 1 TCC - Sandra Munhoz.pdf: 2599389 bytes, checksum: 263f12cc0bc76b007be20ae36c612fab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-04T21:03:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Sandra Munhoz.pdf: 2599389 bytes, checksum: 263f12cc0bc76b007be20ae36c612fab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-08-04T21:04:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - Sandra Munhoz.pdf: 2599389 bytes, checksum: 263f12cc0bc76b007be20ae36c612fab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-08-04T21:07:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Sandra Munhoz.pdf: 2599389 bytes, checksum: 263f12cc0bc76b007be20ae36c612fab (MD5) Previous issue date: 2022-09-30 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Campos Belos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Função social da escola | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Escolas periféricas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NO CONTEXTO DA PANDEMIA: O CASO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ PEREIRA DA SILVA, DE CAMPOS BELOS, GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Sandra Munhoz.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.