Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3786
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Jordão, Uiara Vaz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562075230089108pt_BR
dc.contributor.referee1Bretas, Maria Luiza Batista-
dc.contributor.referee2Lima, Rhennan Lázaro Paulo-
dc.creatorSantos, Luciano Nogueira-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9716019521745250pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-27T23:11:05Z-
dc.date.available2024-02-01-
dc.date.available2023-07-27T23:11:05Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3786-
dc.description.abstractThe theme of this article is of importance to the entire academic community, parents and students. The term autism was postulated for the first time by the psychiatrist Paul Eugen Bleuler and, since the beginning of the discoveries, a great advance in his framework of understanding and research for a better quality of life for people with this disorder. Questions related to what autism is, when it occurs and the student's relationship with teachers and their peers within the classroom are the facts addressed in this work. The research method consists of bibliographical references of articles already published. Inclusive education is in fact part of a new reality for which, at first, educators were not prepared. They have been looking for ways to qualify, either through online courses or through the exchange of ideas among their peers. Making inclusion something real is possible for people with Autistic Spectrum Disorder (ASD) or any other type of specific need, and this makes them an active part of society.pt_BR
dc.description.resumoO tema deste artigo é de importância para toda a comunidade acadêmica, pais e estudantes. O termo autismo foi postulado pela primeira vez pelo psiquiatra Paul Eugen Bleuler e desde início das descobertas um grande avanço no seu quadro de compreensão e de pesquisas para uma melhor qualidade de vida de pessoas com esse transtorno. Questões relacionadas ao que é o autismo, quando ocorre e a relação do estudante com professores e seus pares dentro de sala de aula são os fatos abordados neste trabalho. O método de pesquisa consiste em referências bibliográficas de artigos já publicados. A educação inclusiva vem de fato fazer parte de uma nova realidade para a qual a princípio, os educadores não se encontravam preparados. Eles tem buscado meios para se qualificar, seja com cursos on-line ou por trocas de ideias entre os seus pares. Tornar a inclusão algo real é possível para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou qualquer outro tipo de necessidade específica e isso os torna parte ativa da sociedade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luciano Nogueira dos Santos (luciano.santos@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-07-27T19:08:24Z No. of bitstreams: 1 O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUA DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO.pdf: 773761 bytes, checksum: 9d7b4da91923c0bf2e8a59eeec6c0bdd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-27T23:07:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUA DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO.pdf: 773761 bytes, checksum: 9d7b4da91923c0bf2e8a59eeec6c0bdd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-27T23:11:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUA DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃO.pdf: 773761 bytes, checksum: 9d7b4da91923c0bf2e8a59eeec6c0bdd (MD5) Previous issue date: 2023-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Ipameript_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleO ALUNO COM TRASNTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SUA DIFICULDADE DE SOCIALIZAÇÃOpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Luciano Nogueira dos Santos.pdf755,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.