Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3784
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: REFLEXÕES DAS TRAJETÓRIAS DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DO IF GOIANO CAMPUS TRINDADE NO PERÍODO DAS AULAS NÃO PRESENCIAIS: POSSIBILIDADE PARA PRÁTICA DOCENTE
Título(s) alternativo(s): REFLECTIONS ON THE LEARNING TRAJECTORIES OF STUDENTS AT THE IF GOIANO CAMPUS TRINDADE IN THE PERIOD OF NON-CLASS CLASSES: Possibility for teaching practice
Autor(es): Costa, Elenice Rabelo
Silva, Jane Santos Guimarães
Silva, Luza Mônica Côrtes da
Sales, Marcel Willian Reis
Ramos, Renata Rodrigues
Costa, Rita de Cássia Sousa
Martins, Taline Carvalho
Silva, Vanilda Souza da
Primeiro Orientador: Rodrigues, Marina Campos Nori
Segundo Orientador: Silva, Ruth Aparecida Viana da
Primeiro Membro da Banca: Rodrigues, Marina Campos Nori
Segundo Membro da Banca: Silva, Simônia Peres da
Terceiro Membro da Banca: Cruz, Joseany Rodrigues
Resumo: No período da pandemia pela Covid-19, as atividades educativas presenciais foram suspensas por um período no Brasil. Adotou-se um sistema de educação remota em grande parte das instituições universitárias brasileiras, articulando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) à educação. Isto motivou o problema central de pesquisa: a partir da análise das trajetórias de aprendizagem dos estudantes do IF Goiano Campus Trindade durante o período de educação emergencial (2020 e 2021), quais possibilidades surgiram para o docente? Como metodologia foi adotada a pesquisa bibliográfica, leitura de documentos institucionais disponíveis no Raio X da Permanência do IFGoiano e em grupo foi feito através de reunião online um Brainstorming que levantou as principais práticas pedagógicas durante a pandemia que podem ser possibilidades de práticas docentes mesmo em tempo pós-pandêmico. Como resultado final foi elaborado um folder digital, no qual foram propagadas estratégias de ensino-aprendizagem e socioemocional, são elas: acolhimento, rotina de estudos, interdisciplinaridade, formação continuada e padronização do AVA. O estudo realizado foi importante para detectar e propagar boas práticas pedagógicas intensificadas durante a pandemia e ainda importantes nesse novo contexto educacional, ou, em outras palavras, relatar as lições aprendidas para a educação.
Abstract: During the Covid-19 pandemic, face-to-face educational activities were suspended for a period in Brazil. A remote education system was adopted in most Brazilian university institutions, linking Digital Information and Communication Technologies (TDICs) to education. This motivated the central research problem: from the analysis of the learning trajectories of the students of the IF Goiano Campus Trindade during the period of emergency education (2020 and 2021), what possibilities did they experience for the teacher? As a methodology, bibliographical research was adopted, reading of institutional documents available in the IFGoiano's X-Ray of Permanence and in a group, a Brainstorming was done through an online meeting that made the main pedagogical practices during the pandemic that can be teaching practices even in post-conflict times. pandemic. As a final result, a digital folder was prepared, in which teaching-learning and socio-emotional strategies were propagated, they are: reception, study routine, interdisciplinarity, continuing education and standardization of the VLE. The study carried out was important to detect and propagate good pedagogical practices that were intensified during a pandemic and are still important in this new educational context, or, in other words, to report the lessons learned for education.
Palavras-chave: Pandemia
Ensino a distância
Aprendizado
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3784
Data do documento: 22-Jun-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_tcc_Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológicapdfversãoriftrabalhopos1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.