Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3742
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Teixeira, Agda Lovato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7608821869529663pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafael Vasconcelos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0908431472403274pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Vabson Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4767754327641380pt_BR
dc.creatorGonçalves, Rosana S. Batista-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5580898378188804pt_BR
dc.date.accessioned2023-07-03T01:30:47Z-
dc.date.available2023-07-03-
dc.date.available2023-07-03T01:30:47Z-
dc.date.issued2023-06-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3742-
dc.description.abstractThe discipline of Mathematics is often treated as something difficult to understand, especially due to the preconceptions surrounding this discipline, which make many students not interested in their knowledge, which is enhanced by the teaching methods used by the students. teachers, often repetitive and out of the context of the students' lives. Faced with this reality, interest in this research topic arose, which seeks to analyze the use of logical-mathematical games in mathematics teaching, specifically “Picaria”. The methodology used in the research was initially a bibliographical review based on authors such as Dallabona (2016), Lima (2020), Ribas and Massa (2016), among other authors who discuss specificities of Mathematics teaching, methodologies, strategies and materials that can be used in the same in search of potentialization of its results. subsequently, the result of applying the Picaria game in three educational institutions was evaluated, where it was possible to perceive that students are interested in games, participate in their elaboration, dedicate themselves to competitions and manage to develop logical-mathematical thinking, which shows how games can be an important pedagogical tool in teaching this subject.pt_BR
dc.description.resumoA disciplina de Matemática, por muitas vezes é tratada como algo difícil de ser compreendida, especialmente pelos pré-conceitos em torno dessa disciplina, que fazem com que muitos alunos não se interessem por seus conhecimentos, o que se potencializa pelos métodos de ensino utilizados pelos professores, muitas vezes repetitivos e fora do contexto de vida dos alunos. Diante de tal realidade surgiu o interesse por esse tema de pesquisa que busca analisar o uso de jogos lógico-matemáticos no ensino de matemática, de forma específica o “Picaria”. A metodologia utilizada na elaboração da pesquisa foi, inicialmente a revisão bibliográfica com base em autores como Dallabona (2016), Lima (2020), Ribas e Massa (2016), dentre outros autores que discutem especificidades do ensino de Matemática, as metodologias, estratégias e materiais que podem ser utilizados no mesmo em busca de potencialização de seus resultados. Posteriormente, foi avaliado o resultado da aplicação do jogo Picaria em três instituições de ensino, onde foi possível perceber que os alunos se interessam pelos jogos, participam de sua elaboração, dedicam-se as competições e conseguem desenvolver o raciocínio lógico-matemático, o que evidencia como os jogos podem ser uma importante ferramenta pedagógica no ensino dessa disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosana Santos Goncalves Batista (rosana.batista@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-07-01T13:35:41Z No. of bitstreams: 3 TCC- ROSANA GONÇALVES.pdf: 818737 bytes, checksum: a9e0e47a0106017de7b793a121523406 (MD5) TERMO DE CIENCIA E DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 444383 bytes, checksum: 1bd3104a6ae5d901dc21bb5f550bf4e6 (MD5) Ata de defesa de Rosana Gonçalves.pdf: 196125 bytes, checksum: 47080de421d8755eec8658039005bb3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2023-07-03T01:25:21Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC- ROSANA GONÇALVES.pdf: 818737 bytes, checksum: a9e0e47a0106017de7b793a121523406 (MD5) TERMO DE CIENCIA E DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 444383 bytes, checksum: 1bd3104a6ae5d901dc21bb5f550bf4e6 (MD5) Ata de defesa de Rosana Gonçalves.pdf: 196125 bytes, checksum: 47080de421d8755eec8658039005bb3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-07-03T01:30:47Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC- ROSANA GONÇALVES.pdf: 818737 bytes, checksum: a9e0e47a0106017de7b793a121523406 (MD5) TERMO DE CIENCIA E DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 444383 bytes, checksum: 1bd3104a6ae5d901dc21bb5f550bf4e6 (MD5) Ata de defesa de Rosana Gonçalves.pdf: 196125 bytes, checksum: 47080de421d8755eec8658039005bb3c (MD5) Previous issue date: 2023-06-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO USO DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Rosana Santos Goncalves Batista.pdfTCC - ROSANA GONÇALVES799,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Rosana Santos Goncalves Batista.pdfTERMO DE CIENCIA E AUTORIZAÇÃO433,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Rosana Santos Goncalves Batista.pdfATA DE DEFESA DE ROSANA GONÇALVES191,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.