Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Castro, André Luis da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6092344430155408pt_BR
dc.contributor.referee1Felício, Cínthia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9383981224780622pt_BR
dc.contributor.referee2Lapa Junior, Luiz Gonzaga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1579964066856457pt_BR
dc.creatorSilva Junior, Luiz Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2463324556231824pt_BR
dc.date.accessioned2023-05-25T17:52:43Z-
dc.date.available2023-05-05-
dc.date.available2023-05-25T17:52:43Z-
dc.date.issued2023-05-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3656-
dc.description.abstractThe teaching of Natural Sciences in Brazil, and in particular the Teaching of Biology, is categorized, in most cases, as discouraging and limited, even though it is fundamental for understanding biodiversity and the interaction of living beings. Games may be able to enchant children and adolescents, keeping their attention for long periods and serving as an important didactic-pedagogical tool in the teaching-learning process. In view of this, this work aims to evaluate the perception of high school students from a rural school about Botany and its teaching, before and after the application of a botanical board game as a teaching tool. For this, a questionnaire was applied before (pre-test) and after (post-test) the use of a board game built for teaching Botany. During the application of the game there was participation and engagement of the students. The result of the pre-test analysis indicates weaknesses in the teaching and learning of Botany. However, the application of the game contributed to an improvement in the understanding of basic botanical concepts and in the students' ability to relate the acquired knowledge with everyday life and the relevance of plants in the environment. Thus, the use of playful and interactive activities, such as the botanical board game, can contribute to improvements in the quality of teaching and the interest and participation of students in the area. Botany teaching is essential in rural schools so that students understand the importance of local flora in the sustainability of the region.pt_BR
dc.description.resumoO ensino de Ciências da Natureza no Brasil, e em particular o Ensino de Biologia, é categorizado, na maioria dos casos, como desestimulante e limitado, mesmo sendo fundamental para a compreensão da biodiversidade e da interação dos seres vivos. Uma possível solução seria o uso de jogos podendo ser capazes de encantar crianças e adolescentes, mantendo sua atenção por longos períodos e servindo como uma importante ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este trabalho tem como objetivo avaliar a percepção de estudantes do Ensino Médio de uma escola rural sobre Botânica e seu ensino, antes e após a aplicação de um jogo de tabuleiro botânico como ferramenta didática. Para isso, foi aplicado um questionário antes (pré-teste) e após (pós-teste) o uso de um jogo de tabuleiro construído para o ensino de Botânica. Durante a aplicação do jogo houve participação e engajamento dos estudantes. O resultado da análise do pré-teste indica fragilidades no ensino e aprendizagem de Botânica. Porém, a aplicação do jogo contribuiu para uma melhora na compreensão dos conceitos botânicos básicos e na capacidade dos estudantes de relacionar o conhecimento adquirido com o cotidiano e a relevância das plantas ao meio ambiente. Assim, o uso de atividades lúdicas e interativas, como o jogo de tabuleiro botânico pode contribuir para melhorias na qualidade do ensino, do interesse e participação dos alunos pela área. O ensino de Botânica é essencial em escolas rurais para que os estudantes compreendam a importância da flora local na sustentabilidade da região.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Luiz Carlos Silva Júnior (luiz.carlos1@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-05-25T12:11:04Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Luiz Carlos Silva Junior.pdf: 5062304 bytes, checksum: 18cdf60d5a3c409949294bedae738e29 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-05-25T17:52:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Luiz Carlos Silva Junior.pdf: 5062304 bytes, checksum: 18cdf60d5a3c409949294bedae738e29 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-25T17:52:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Luiz Carlos Silva Junior.pdf: 5062304 bytes, checksum: 18cdf60d5a3c409949294bedae738e29 (MD5) Previous issue date: 2023-05-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectmetodologias ativaspt_BR
dc.subjectferramenta didática pedagógicapt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJOGO DE TABULEIRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA ÁREA RURAL EM GOIÁSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao Luiz Carlos Silva Junior.pdf4,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons