Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3612
Tipo: Artigo de Periódico
Título: IMPACTO DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA DE COVID: A EXPERIÊNCIA DISCENTE
Autor(es): Viana, Letícia Fleury
Farache, Fernando Henrique Antoniolli
Prado, Raquel Maria
Guimarães, Simone Sousa
Souza, Calixto Júnior de
Resumo: Este estudo busca compreender a experiência do ensino remoto durante a pandemia do COVID-19, os impactos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem do IFGoiano campus Rio Verde, versando sobre a óptica discente. A Organização Mundial de Saúde declarou uma pandemia de COVID- 19, que impôs a aplicação de diversas medidas em todo o mundo. Na educação, houve a paralisação das atividades presenciais em todos os ní- veis educacionais; assim, o ensino remoto emergencial permitiu a manutenção das aulas nas instituições, possibilitando ao aluno a continuidade dos seus estudos, oportunizando construir seu co- nhecimento de onde quer que estivesse, entretanto, foi necessária a adaptação de toda a comunidade acadêmica a esse formato de en- sino. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a experiência de discentes que perpassaram esse momento, em busca de respostas, ou alternativas que possam contribuir e/ou aprimorar os métodos educacionais do IFGoiano. No que refere à metodologia adotada para este trabalho, optou-se essencialmente por uma análise do tipo exploratório, que possibilita uma visão geral de modo a com- preender a temática pesquisada. Fizeram parte da pesquisa os dis- centes dos cursos do IFGoiano Campus Rio Verde: Bacharelado em Engenharia de Alimentos, Licenciatura em Ciências Bioló- gicas e Técnico em Contabilidade. O trabalho possibilitou uma discussão sobre o efeito da pandemia de COVID-19 no ensino- -aprendizagem, e como recursos e tecnologias foram interpretados pelos estudantes durante essa experiência emergencial.
Abstract: This study seeks to understand the experience of remote teaching during the COVID-19 pandemic, the impacts of these changes in the teaching-learning process of the IFGoiano campus Rio Green, dealing with student optics. The World Organization of Health declared a COVID-19 pandemic, which imposed the application of various measures around the world. On education, there was a stoppage of face-to-face activities at all levels educational levels; thus, emergency remote teaching allowed the maintenance of classes in the institutions, allowing the student to the continuity of their studies, providing opportunities to build their co- knowledge of wherever he was, however, it was necessary to adaptation of the entire academic community to this format of submission. bell. Thus, the objective of this research was to analyze the experience of students who went through that moment, in search of answers, or alternatives that can contribute and/or improve the methods educational institutions of the IFGoiano. With regard to the methodology adopted For this work, we opted essentially for an analysis of the exploratory type, which allows an overview in order to com- understand the topic researched. The dis- hundreds of courses at IFGoiano Campus Rio Verde: Bachelor in Food Engineering, Degree in Biological Sciences gicas and Accounting Technician. The work enabled a discussion on the effect of the COVID-19 pandemic on teaching -learning, and how resources and technologies were interpreted by students during this emergency experience.
Palavras-chave: Coronavírus
Educação
Aprendizagem mediada por tec- nologia.
Isolamento social
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3612
Data do documento: 2-Mai-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Formação Pedagógica na Educação Profissional, Científica e Tecnológica



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.