Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3556
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Oliveira, Marta Xavier da Silva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Luciane Nunes
Resumo: O respectivo artigo trata-se de uma investigação, cujo o propósito é pesquisar atividades lúdicas, com brincadeiras e jogos para as crianças da Educação Infantil, a fim de promover uma aprendizagem matemática com motivação. Para tanto, fora realizada uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores como: Silva (2013), Carvalho e Nobre (2021), Leonardo, Menestrina e Miarka (2014), Kishimoto (2000), dentre outros, os quais abordam questões referentes à aprendizagem atrelada à realidade das crianças, ou seja, que utilizam os recursos próprios da principal atividade das crianças que é o brincar. A pesquisa se constituiu de uma abordagem qualitativa, com o propósito de ampliar o conhecimento a respeito do tema, se configura ainda, como exploratória. A coleta dos dados ocorreu por buscas em sites, com rigor científico, como Scielo Brasil e Google Acadêmico, sobre a temática, utilizando-se de fontes bibliográficas em livros, dissertações, artigos, obras de referência e periódicos científicos. A respectiva obra apresenta algumas brincadeiras e jogos, tais como a amarelinha, o jogo pega-varetas, tangram e o quebra-cabeça, já utilizados por autores, em pesquisa de campo, que demonstraram resultados satisfatórios, ou seja, contribuíram no processo de construção das aprendizagens matemáticas.
Abstract: The respective article is an investigation, whose purpose is to research recreational activities, with games and games for children in Early Childhood Education, in order to promote mathematical learning with motivation. Therefore, a bibliographic research was carried out, based on authors such as: Silva (2013), Carvalho and Nobre (2021), Leonardo, Menestrina and Miarka (2014), Kishimoto (2000), among others, which address issues related to learning linked to the children's reality, that is, they use their own resources for the children's main activity, which is playing. The research consisted of a qualitative approach, with the purpose of expanding knowledge about the subject, it is still configured as exploratory. Data collection took place by searching websites, with scientific rigor, such as Scielo Brasil and Google Scholar, on the subject, using bibliographic sources in books, dissertations, articles, reference works and scientific journals. The respective work presents some games and games, such as hopscotch, the game of pick-up sticks, tangram and the puzzle, already used by authors in field research, which showed satisfactory results, that is, they contributed to the construction process. of mathematical learning.
Palavras-chave: Matemática
Brincadeiras e Jogos
Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Hidrolândia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3556
Data do documento: 22-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Marta Xavier da Silva Oliveira.pdf252,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Marta Xavier da Silva Oliveira.pdf191,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Marta Xavier da Silva de oliveira.pdf709,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.