Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Luciana Aparecida Siqueira-
dc.contributor.advisor1Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739285U2&tokenCaptchar=03AFY_a8UTaYtkT1KQTsH2oZULRv8hlfMmu4bMgjPuYm1xOBypCP1q6407H_D664c_kXOy0nbOR-lBKUJfQWwOamNHRDfFpoFw0nLv2TmxWftvvFQUBpTrfUXArkaDR6ZazAAPkU13pI9elofdxBb-VJXnrhT2TotQmAsJMfDMKULyfk5K2riLRxMb8mtEoMUwBaLR5cSaWF6GKY2j_LR6l1uX0VDGMke-uik1_hQG-W2BR2MH5tpzwNmAonJY6mgtMaE2IynUej5yI2vGLdQbB_T2SQwX1UCxrNx5A35df6C7kbY5ulxaeKeqqH0KWqIQn8WjI4GYfTbhNZhj8uW03nmm5fWn4UmKVzWTXqPGsb3ZvttxWBDAMwCdDBxnV8fSxgZKxngzwdlX5QdI3xHJibGXtI8Pi36qTRBo5iWKUMGuSflJP4ELVms8B_q0VEhdDcekaBWSMTxBJwgxJLSaKf_W540JXt_KQji5ra4wQO1f0_hGyEKx-dHJodqsirbBfXQB5i5ckKIgqdVROWL9CnOTgY_EE0qW7Qpt_BR
dc.creatorMiranda, Amanda Cristina Ferreira-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8291480P5&tokenCaptchar=03AFY_a8X7recPynT1RbvV-8Co5GC-AZw8-ohkGkSzVB9StDC_rAk6pWNUy_mA7FQCanPgMcVjUMqVkLH6IdG4es4bzGKJiKOzrJyqr-A5d-WoJLcHKNbROojG_fpON1FoEdiWTn26sXCLbTzQ2ZAXtV80bGwJ720IIvUQ1h0mKOWohSoyowRuX8BN12GlJMb2vkn-mQK8AkJqTSqI-7XTnnWuMp43DvPPxiYQGLIfuifCwAC3rW_CNcroHrrxQfcL0is8lqhWTan5beHX3BisvXsSgff_FcYOddyEVkt2q5P3m5yvT3KYK2ut6cQtm1EGfoYQF-tWLyyrJIkNmiLV6VoB684505DaPuVfc48_-wjoDkDGal5GOoH_zqGgaIjwwsm9EBmf6u6PsCg2OE_RDxKneSefP6cL1GlupR3_4vGaKuN6iboFa0tDWnh7cclWUHHzaVsuNioX_5OS5NH1O9UgdGXdJjQB8d0y6KaPmrOkpNkjEFKioLvWGmWvwiYxaKn1TFzbIGWkG-l70Jq6_I4OCW7PdFfkTgpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-13T20:46:28Z-
dc.date.available2023-03-13T20:46:28Z-
dc.date.issued2023-03-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3455-
dc.description.abstractEducation in Science and Biology has been permeated by conservative discourses that emphasize various subjects such as those treated as controversial topics, which should not be discussed in the classroom. One of the strategies found by the political and conservative society is to retract the content brought in textbooks, preventing knowledge from being spread widely and safely. In this way, the present work proposes to carry out an integrative review research, through the survey of the works presented and published in the annals of the National Meeting of Biology Teaching (ENEBIO), in order to investigate how Brazilian researchers analyze the dimensions of body and gender in textbooks. The research was carried out through the SBEnBIO digital platform in search of articles that contained the keyword “textbooks”. Subsequently, a filtering was carried out from the work meetings in order to locate the themes of interest. Then, the works were selected and organized by edition/year of publication, objective and thematic focus. After the analyses, it was possible to observe a consensus on the part of the authors regarding the deficit of content that the books address related to “body” and “gender”.pt_BR
dc.description.resumoA Educação em Ciências e Biologia vem sendo atravessada por discursos conservadores que enfatizam diversos assuntos como aqueles tratados como temas polêmicos, não devem ser discutidos dentro de sala de aula. Uma das estratégias encontradas pela sociedade política e conservadora, é retrair o conteúdo trazido nos livros didáticos, impedindo que o conhecimento seja espalhado de forma ampla e segura. Dessa forma, o presente trabalho propõe-se a realizar uma pesquisa de revisão integrativa, por meio do levantamento dos trabalhos apresentados e publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia (ENEBIO), a fim de investigar como pesquisadores/as brasileiros/as analisam as dimensões de corpo e gênero nos livros didáticos. A pesquisa foi realizada por meio da plataforma digital da SBEnBIO em busca de artigos que contivessem a palavra-chave “livros didáticos”. Posteriormente realizou-se uma filtragem a partir dos trabalhos encontros a fim de localizar as temáticas de interesse. Em seguida, os trabalhos foram selecionados e organizados por edição/ano de publicação, objetivo e foco temático. Após as análises foi possível observar um consenso por parte dos autores com relação ao déficit de conteúdo que os livros abordam relacionados a “corpo” e “gênero”.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Amanda Cristina Ferreira Miranda (amanda.miranda@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2023-03-13T19:03:26Z No. of bitstreams: 1 TC Amanda- Versão final.pdf: 346091 bytes, checksum: c3946b26be4dc9627cfa149677cd46f0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Hevellin Estrela (hevellin.estrela@ifgoiano.edu.br) on 2023-03-13T20:46:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TC Amanda- Versão final.pdf: 346091 bytes, checksum: c3946b26be4dc9627cfa149677cd46f0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-13T20:46:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TC Amanda- Versão final.pdf: 346091 bytes, checksum: c3946b26be4dc9627cfa149677cd46f0 (MD5) Previous issue date: 2023-03-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectRevisão de Literaturapt_BR
dc.subjectLiterature reviewpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleABORDAGENS DE CORPO E GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NOS ANAIS DO ENEBIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TC Amanda- Versão final.pdf337,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.