Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3243
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DO USO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO
Autor(es): Peixoto, Macilon
Primeiro Orientador: Rigo, Rangel
Primeiro Coorientador: Faria Filho, Fausto
Primeiro Membro da Banca: Ribeiro, JAqueline
Segundo Membro da Banca: Gontijo, Indiana
Resumo: Atualmente, o setor de tecnologia da informação (TI) é um dos mais lucrativos e importantes da sociedade, as organizações e instituições cada vez mais demandam profissionais que desenvolvam e gerenciem os sistemas informacionais, sendo a adoção destas ferramentas fator fundamental para o sucesso e melhoria da qualidade dos serviços. A formação superior de profissionais de TI apresenta uma problemática amplamente descrita e debatida na literatura científica, a evasão, responsável por uma grande perda de capital investido nos cursos e uma baixa taxa de formação em relação ao número inicial de iniciantes nos cursos de graduação. A evasão ocorre em grande maioria no primeiro período dos cursos de TI, uma das causas é a disciplina de introdução à programação, requisito curricular indispensável e que possui um alto grau de exigência e dificuldade, tais fatores desafiam os alunos que em grande parte não possuem base lógica e matemática prévia para se adaptar ao conteúdo, competências estas que estão fora da maioria dos currículos de Ensino Médio. Diante do exposto o presente trabalho objetiva realizar uma revisão de literatura cuja temática é o uso de ferramentas didáticas no ensino e aprendizagem de lógica de programação. Foi feita uma pesquisa exploratória em bases científicas, buscando trabalhos que abordem como o uso integrado de ferramentas pedagógicas de programação podem auxiliar o aprendizado dos conteúdos referentes à disciplina introdutória de programação, aumentando as chances de o aluno obter sucesso na fase inicial do curso, diminuindo as chances de evasão. Foram identificados trabalhos como o Scratch, o VisuAlg, o MOJO, o BOCA-LAB, dentre outras, que são sistematicamente discutidos em capítulos específicos para cada ferramenta.
Abstract: Currently, the information technology (IT) sector is one of the most lucrative and important in society, organizations and institutions are increasingly demanding professionals who develop and manage information systems, with the adoption of these tools being essential for the success and improvement of quality of services. The higher education of IT professionals presents a problem widely known and debated in the scientific literature, evasion, responsible for a large loss of capital invested in courses and a low training rate in relation to the initial number of beginners in undergraduate courses. Evasion occurs in the vast majority in the first period of IT courses, one of the causes is the discipline of introduction to programming, a passing curricular requirement and which has a high degree of demand and difficulty, such factors challenge students who largely do not have basic logic and prior mathematics to adapt to the content, skills are outside most high school curriculum. Given the above, the present work aims to carry out a literature review whose theme is the use of didactic tools in the teaching and learning of programming logic. An exploratory research was carried out on scientific bases, looking for works that address how the integrated use of pedagogical programming tools can help the learning of contents related to the introductory programming discipline, increasing the chances of the student succeeding in the initial phase of the course, such as chances of evasion. Works identified as Scratch, VisuAlg, MOJO, BOCA-LAB, among others, are systematically discussed in specific chapters for each tool.
Palavras-chave: Lógica de Programação
Ferramentas didáticas
Tecnologia
Educação
Ensino Superior
Área do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Ceres
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3243
Data do documento: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Bacharelado em Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Macilon.pdfTRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO701,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha_catalografica_Macilon.pdfFICHA CATALOGRÁFICA2,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ata_de_defesa_Macilon.pdfATA DE DEFESA490,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_autorização_depósito_Macilon.pdfTERMO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO150,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.