Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Quinan, Juliana Maria Corallo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6131258871300328pt_BR
dc.creatorInácio, Renata Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9810425127927276pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-25T13:33:53Z-
dc.date.available2022-12-01-
dc.date.available2022-11-25T13:33:53Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3118-
dc.description.abstractThe proposal of this research is in the presentation of Didactics as a field of study, seeking to define and contextualize it as a field of pedagogy according to Comenian's perspective. Considering Didactics as a work area of Pedagogy, this article focuses on conducting a bibliographic review on the role of Didactics in the teaching and learning process. The study focuses on the theoretical aspects of the emergence of Didactics and the issues that involve the choice of educational objectives, educational planning, content selection and organization, teaching methods and learning assessment. The methodology was based on bibliographic research, through a descriptive qualitative approach of exploratory nature. To this end, authors were used to address and elucidate the theme and also used public domain documents governing Basic Education, such as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil and Base Nacional Comum Curricular. Didactics has undergone changes over time in Brazilian Basic Education, where it was found that depending on the pedagogical tendency that was set, be it traditional, renewed, technical or critical, it played a different role. In conclusion, Didactics is a fundamental area for teacher education, as it is she who gives theoretical support to their daily action in the classroom. It is evident that Didactics still has a soon way to go, because there are many doubts as to its function and importance for education.pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta pesquisa está na apresentação da Didática como campo de estudo, buscando definir e contextualiza-la como campo da pedagogia de acordo com a perspectiva de Comeniana. Considerando a Didática como uma área de trabalho da Pedagogia, este artigo se focaliza na realização de uma revisão bibliográfica acerca do papel da Didática no processo de ensino e aprendizagem. O estudo se concentra nos aspectos teóricos do surgimento da Didática e as questões que envolvem a escolha dos objetivos educacionais, o planejamento educacional, a seleção e organização de conteúdo, os métodos de ensino e a avaliação da aprendizagem. A metodologia se deu através de pesquisa bibliográfica, por meio de abordagem qualitativa descritiva de cunho exploratório. Para tal, foram utilizados autores que abordam e elucidam a temática e também foram utilizados documentos de domínio público que regem a Educação Básica, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular. A Didática passou por mudanças ao longo do tempo na Educação Básica brasileira, onde foi constatado que dependendo da tendência pedagógica que se estabelecia, seja ela, tradicional, renovada, tecnicista ou crítica, ela exercia um papel diferente. Em conclusão, a Didática é uma área fundamental para a formação do professor, pois é ela quem dá suporte teórico a sua ação cotidiana em sala de aula. Se faz evidente que a Didática ainda tem um logo caminho a percorrer, pois há muitas dúvidas quanto a sua função e importância para a educação.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Ribeiro Inácio (renata.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-24T20:42:13Z No. of bitstreams: 3 artigo_Renata Ribeiro Inácio.pdf: 265687 bytes, checksum: d427950b98f760f0630e70c721effc8b (MD5) Ata defesa Renata Ribeiro.pdf: 389509 bytes, checksum: ce6bcbd84e310b8f783fc362b7af572b (MD5) termo_de_autorizacao-2.pdf: 236974 bytes, checksum: d99876b6682269929324fe22c1c9e446 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T13:28:56Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_Renata Ribeiro Inácio.pdf: 265687 bytes, checksum: d427950b98f760f0630e70c721effc8b (MD5) Ata defesa Renata Ribeiro.pdf: 389509 bytes, checksum: ce6bcbd84e310b8f783fc362b7af572b (MD5) termo_de_autorizacao-2.pdf: 236974 bytes, checksum: d99876b6682269929324fe22c1c9e446 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-25T13:32:28Z (GMT) No. of bitstreams: 3 artigo_Renata Ribeiro Inácio.pdf: 265687 bytes, checksum: d427950b98f760f0630e70c721effc8b (MD5) Ata defesa Renata Ribeiro.pdf: 389509 bytes, checksum: ce6bcbd84e310b8f783fc362b7af572b (MD5) termo_de_autorizacao-2.pdf: 236974 bytes, checksum: d99876b6682269929324fe22c1c9e446 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-25T13:33:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 artigo_Renata Ribeiro Inácio.pdf: 265687 bytes, checksum: d427950b98f760f0630e70c721effc8b (MD5) Ata defesa Renata Ribeiro.pdf: 389509 bytes, checksum: ce6bcbd84e310b8f783fc362b7af572b (MD5) termo_de_autorizacao-2.pdf: 236974 bytes, checksum: d99876b6682269929324fe22c1c9e446 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Urutaípt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPráticas Pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpt_BR
dc.titleA IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo_Renata Ribeiro Inácio.pdf259,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata defesa Renata Ribeiro.pdf380,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo_de_autorizacao-2.pdf231,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.