Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3116
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A ALIMENTAÇÃO NUTRICIONAL ADEQUADA PARA AS CRIANÇAS NA FASE DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Caetano, Renata Klícia Mendes
Primeiro Orientador: Quinan, Juliana Maria Corallo
Primeiro Membro da Banca: Ribeiro, Cristiane Maria
Segundo Membro da Banca: Caixeta, Wender da Silva
Resumo: O presente artigo aborda a importância de uma alimentação nutricional adequada para as crianças na fase da educação infantil. Este tema tem se tornado cada vez mais importante de ser discutido, principalmente na fase inicial da idade escolar, visto que nesta etapa as crianças estão construindo e adquirindo hábitos é assim ao introduzir o assunto estas crianças poderão aprender e repassar seus conhecimentos a toda família. O ensino de hábitos alimentares adequados acarreta no melhor desenvolvimento social, escolar da criança, pois uma alimentação inadequada interfere e prejudica diversas áreas de seu desenvolvimento e também de sua saúde. Sendo assim o objetivo da pesquisa e elucidar sobre a importância do tema proposto onde a partir de uma correta alimentação as crianças estejam supridas de todas as suas necessidades e assistidas adequadamente na etapa da educação infantil, pois assim as mesmas terão animo, bem estar, atenção e não terão prejuízos no seu desenvolvimento escolar, além de toda contribuição para sua saúde e nutrição. A Metodologia aplicada para este artigo foi a partir de uma pesquisa bibliográfica, onde as informações coletadas foram discutidas, com o intuito de trazer conhecimentos que possam auxiliar os profissionais da educação que atuam nesta fase, bem como as famílias destas crianças gerando assim benefícios a todos os envolvidos, sejam as crianças, profissionais e suas famílias.
Abstract: This article addresses the importance of adequate nutritional nutrition for children in early childhood education. This topic has become increasingly important to be discussed, especially in the initial phase of school age, since at this stage children are building and acquiring habits, and when introducing the subject, these children will be able to learn and pass on their knowledge to the whole family. The teaching of adequate eating habits leads to a better social and school development of the child, because an inadequate diet interferes and harms several areas of their development and also their health. Thus, the objective of the research is to elucidate the importance of the proposed theme where, from a correct diet, children are supplied with all their needs and adequately assisted in the early childhood education stage, so that they will have courage, well-being, attention and there will be no harm to their school development, in addition to any contribution to their health and nutrition. The methodology applied for this article was based on a bibliographic research, where the information collected was discussed, in order to bring knowledge that can help education professionals who work at this stage, as well as the families of these children, thus generating benefits for all. those involved, whether children, professionals and their families.
Palavras-chave: Alimentação
Educação Infantil
Hábitos Alimentares
Saúde
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Urutaí
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3116
Data do documento: 19-Out-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico_ Renata Klícia Mendes Caetano.pdfartigo_Renata Klicia445,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata defesa_Renata Klícia.pdfAta defesa_Renata Klicia369,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Renata Klicia.pdfTermo de autorização_ Renata Klicia219,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.