Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Moura, sebastião | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0092932409685292 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Ana Paula | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/3086046708160371 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-23T13:21:14Z | - |
dc.date.available | 2022-11-23 | - |
dc.date.available | 2022-11-23T13:21:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3101 | - |
dc.description.abstract | In this article we seek to understand the process of reading and writing evidenced to students in the early years of elementary school when literacy is provided as a social practice. We used the qualitative research approach and, as for procedures, as a bibliographic research in the Google Scholar database, for which we used specific descriptors and obtained nine results. Of these nine, six were selected because they were abstracts of master's dissertations and a doctoral thesis. From the analysis made, we conclude that there is a formatting of the habit of reading in the students of the early years of elementary school and that the process of literacy as literacy, in the search for overcoming the difficulties of reading and writing in elementary school, develops competence and skills in children through the pedagogical practices developed by teachers. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste artigo buscamos compreender o processo de leitura e escrita evidenciado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quando o letramento é propiciado como prática social. Usamos a abordagem da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa bibliográfica na base dados do Google Acadêmico, para o qual utilizamos descritores específicos e obtivemos nove resultados. Destes nove, seis foram selecionados por serem resumos de dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Da análise feita, concluímos que há uma formatação do hábito da leitura nos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental e que o processo de alfabetização como do letramento, na busca da superação das dificuldades de leitura e escrita no Ensino Fundamental, desenvolve competência e habilidades nas crianças por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Paula Pereira Silva da Silva (ana.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T04:38:20Z No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 210163 bytes, checksum: 036372aa596ad61eee642336e18d4f0c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ANA PAULA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es). Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui: O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-23T11:37:31Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Paula Pereira Silva da Silva (ana.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:51:53Z No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T13:19:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T13:19:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-23T13:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Iporá | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita. | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing. | pt_BR |
dc.subject | Letramento. | pt_BR |
dc.subject | Literacy. | pt_BR |
dc.subject | Competências e habilidades | pt_BR |
dc.subject | Skills and abilities. | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR ENTRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E AÇÕES PEDAGÓGICAS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc_Ana Paula Silva.pdf | 863,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.