Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, sebastião-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092932409685292pt_BR
dc.creatorSilva, Ana Paula-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3086046708160371pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-23T13:21:14Z-
dc.date.available2022-11-23-
dc.date.available2022-11-23T13:21:14Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3101-
dc.description.abstractIn this article we seek to understand the process of reading and writing evidenced to students in the early years of elementary school when literacy is provided as a social practice. We used the qualitative research approach and, as for procedures, as a bibliographic research in the Google Scholar database, for which we used specific descriptors and obtained nine results. Of these nine, six were selected because they were abstracts of master's dissertations and a doctoral thesis. From the analysis made, we conclude that there is a formatting of the habit of reading in the students of the early years of elementary school and that the process of literacy as literacy, in the search for overcoming the difficulties of reading and writing in elementary school, develops competence and skills in children through the pedagogical practices developed by teachers.pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo buscamos compreender o processo de leitura e escrita evidenciado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quando o letramento é propiciado como prática social. Usamos a abordagem da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa bibliográfica na base dados do Google Acadêmico, para o qual utilizamos descritores específicos e obtivemos nove resultados. Destes nove, seis foram selecionados por serem resumos de dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Da análise feita, concluímos que há uma formatação do hábito da leitura nos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental e que o processo de alfabetização como do letramento, na busca da superação das dificuldades de leitura e escrita no Ensino Fundamental, desenvolve competência e habilidades nas crianças por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Pereira Silva da Silva (ana.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T04:38:20Z No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 210163 bytes, checksum: 036372aa596ad61eee642336e18d4f0c (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ANA PAULA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:  O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a ata de defesa não foram anexados à submissão. Tais documentos são elementos obrigatórios e devem constar nos trabalhos acadêmicos submetidos no Repositório. Caso não estejam devidamente inseridos nas submissões realizadas, rejeitamos o arquivo para a realização de ajustes e adequação do(s) autor(es).  Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  O(s) autor(es) deve revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo,o TCAE, a Ata de defesa e o artigo científico. Pode ser enviados em arquivos em separado, mas estes documentos precisam estar obrigatoriamente na submissão enviada Assim que o TCAE e a Ata de defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas.  Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas.  Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-23T11:37:31Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Pereira Silva da Silva (ana.pereira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T12:51:53Z No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T13:19:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-23T13:19:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-23T13:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tcc_Ana Paula Silva.pdf: 884562 bytes, checksum: 06d59d8f0ddbfcac4a81280dcabda4d0 (MD5) Previous issue date: 2022-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura e escrita.pt_BR
dc.subjectReading and writing.pt_BR
dc.subjectLetramento.pt_BR
dc.subjectLiteracy.pt_BR
dc.subjectCompetências e habilidadespt_BR
dc.subjectSkills and abilities.pt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicas.pt_BR
dc.subjectPedagogical practices.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titlePROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR ENTRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E AÇÕES PEDAGÓGICASpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Ana Paula Silva.pdf863,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.