Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luciene Pereira da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1783677485381684pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, Samara Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6843494046967820pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Sidney de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865355881753958pt_BR
dc.creatorSilva, Glaucia Correia da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/0406870214895149pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-18T17:46:20Z-
dc.date.available2022-11-05-
dc.date.available2022-11-18T17:46:20Z-
dc.date.issued2022-11-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3056-
dc.description.abstractEducation has a fundamental role of great importance in society, where the school is done as an element of transformation of society, contributing together with other instances of social, political, psychological life, that is, education is a historically constructed process and, it is a right of the subject in this search for his identity and critical and reflective action in society. O world has changed. The whole world would spend months indoors, unable to attend schools, offices, parks and malls to fight an invisible enemy, no one would believe it. The choice of the theme “Technologies in Education in the midst of the COVID-19 Pandemic”, was born from the need to understand the current moment that education is going through during the pandemic, understanding this whole process, showing what education together with technology is able to compose, as well as the necessary pedagogical transformations of the scenario, the challenges found. Faced with social isolation, the population is affected in all sectors: health, economic, education and security. With so many events and challenges, governments in order to avoid agglomeration and the non-spreading of the virus has closed everything except what it considers essential, such as pharmacies, hospitals, supermarkets. The schools, important and fundamental, however, were closed. Therefore, as technology becomes essential for education during pandemic? How and what technological tools are used as an alternative in this process of current learning teaching? What transformations are necessary for education in this environment?pandemic? And what are the challenges for the implementation of a new way of teaching?The coronavirus pandemic cloistered the population from March 2020 and, from then on, here, such as social isolation, irreparable losses, unemployment, closed schools, these created means for their students not to be without school activities. And so, technology becomes the most viable partner for education right now. The importance of considering reality current situation, where we are all under very high stress and going through situations that we have never we live and the most vulnerable population suffers much more. Economic issues weigh heavily, the loss of family members due to covid-19, domestic violence and, also, the transition to the online world in schools is challenging.pt_BR
dc.description.resumoA educação tem um papel fundamental e de grande importância na sociedade, onde a escola se faz como elemento de transformação da sociedade, contribuindo junto a outras instâncias da vida social, política, psicológica, ou seja, a educação é um processo historicamente construído e, é um direito do sujeito nessa busca de sua identidade e atuação crítica e reflexiva na sociedade. O mundo mudou. O mundo inteiro passaria meses dentro de casa, sem poder frequentar escolas, escritórios, parques e shoppings para combater um inimigo invisível, ninguém acreditaria. A escolha do tema “Tecnologias na Educação meio à Pandemia da COVID-19”, nasceu da necessidade de compreender o atual momento que a educação está passando durante a pandemia, compreendendo todo esse processo, mostrando o que a educação juntamente com a tecnologia é capaz de compor, bem como as transformações pedagógicas necessárias do cenário, os desafios encontrados. Diante do isolamento social, a população é afetada em todos os setores: a saúde, econômico, educação e segurança. Com tantos acontecimentos e desafios, os governos a fim de evitar aglomeração e a não disseminação do vírus fechou tudo, exceto o que considera essencial, como farmácias, hospitais, supermercados. As escolas, importante e fundamental, porém, foram fechadas. Portanto, como a tecnologia torna-se imprescindível para a educação durante a pandemia? Como e quais as ferramentas tecnológicas usadas como alternativa nesse processo de ensino aprendizagem atual? Quais as transformações necessárias para a educação nesse meio de pandemia? E quais desafios para a implementação de uma nova forma de ensino? A pandemia do coronavírus enclausurou a população a partir de março de 2020 e, daí pra cá, como o isolamento social, as perdas irreparáveis, o desemprego, escolas fechadas, essas criaram meios para que seus alunos não ficassem sem as atividades escolares. E assim, a tecnologia se torna a parceira mais viável para a educação neste momento. A importância de considerar a realidade atual, onde todos nós estamos com o estresse muito elevado e passando por situações que nunca vivemos e a população mais vulnerável sofre muito mais. As questões econômicas pesam, a perda de familiares pela covid-19, violência doméstica e, ainda, a transição para o mundo online nas escolas é desafiador.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Glaucia Correia da Silva (glaucia.silva@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T11:39:50Z No. of bitstreams: 7 TCC.pdf: 303789 bytes, checksum: 29428fde39797e6107c3ace719a8df12 (MD5) ficha catalografica.pdf: 2264 bytes, checksum: 5cac5684f681e5f50e52d3ca237bdb7f (MD5) SERVICO PÚBLICO FEDERAL (2).pdf: 427468 bytes, checksum: 41b9a7fee2bed35ce4221e6396fb4b51 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO (9).pdf: 390511 bytes, checksum: 72fc6e4e6e19b31abec5a06dc8a5c15d (MD5) INSTITUTO (2).pdf: 286753 bytes, checksum: 426075126ec2de489f273c8ccd8f27ab (MD5) Ficha avaliação Glaucia (2).pdf: 210912 bytes, checksum: 15b543bedfceec606e41ae50913c6103 (MD5) Ata Glaucia (1).pdf: 191404 bytes, checksum: 2356220948283ff16d6d383c60299543 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T17:42:24Z (GMT) No. of bitstreams: 7 TCC.pdf: 303789 bytes, checksum: 29428fde39797e6107c3ace719a8df12 (MD5) ficha catalografica.pdf: 2264 bytes, checksum: 5cac5684f681e5f50e52d3ca237bdb7f (MD5) SERVICO PÚBLICO FEDERAL (2).pdf: 427468 bytes, checksum: 41b9a7fee2bed35ce4221e6396fb4b51 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO (9).pdf: 390511 bytes, checksum: 72fc6e4e6e19b31abec5a06dc8a5c15d (MD5) INSTITUTO (2).pdf: 286753 bytes, checksum: 426075126ec2de489f273c8ccd8f27ab (MD5) Ficha avaliação Glaucia (2).pdf: 210912 bytes, checksum: 15b543bedfceec606e41ae50913c6103 (MD5) Ata Glaucia (1).pdf: 191404 bytes, checksum: 2356220948283ff16d6d383c60299543 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-18T17:44:24Z (GMT) No. of bitstreams: 7 TCC.pdf: 303789 bytes, checksum: 29428fde39797e6107c3ace719a8df12 (MD5) ficha catalografica.pdf: 2264 bytes, checksum: 5cac5684f681e5f50e52d3ca237bdb7f (MD5) SERVICO PÚBLICO FEDERAL (2).pdf: 427468 bytes, checksum: 41b9a7fee2bed35ce4221e6396fb4b51 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO (9).pdf: 390511 bytes, checksum: 72fc6e4e6e19b31abec5a06dc8a5c15d (MD5) INSTITUTO (2).pdf: 286753 bytes, checksum: 426075126ec2de489f273c8ccd8f27ab (MD5) Ficha avaliação Glaucia (2).pdf: 210912 bytes, checksum: 15b543bedfceec606e41ae50913c6103 (MD5) Ata Glaucia (1).pdf: 191404 bytes, checksum: 2356220948283ff16d6d383c60299543 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-18T17:46:20Z (GMT). No. of bitstreams: 7 TCC.pdf: 303789 bytes, checksum: 29428fde39797e6107c3ace719a8df12 (MD5) ficha catalografica.pdf: 2264 bytes, checksum: 5cac5684f681e5f50e52d3ca237bdb7f (MD5) SERVICO PÚBLICO FEDERAL (2).pdf: 427468 bytes, checksum: 41b9a7fee2bed35ce4221e6396fb4b51 (MD5) TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO (9).pdf: 390511 bytes, checksum: 72fc6e4e6e19b31abec5a06dc8a5c15d (MD5) INSTITUTO (2).pdf: 286753 bytes, checksum: 426075126ec2de489f273c8ccd8f27ab (MD5) Ficha avaliação Glaucia (2).pdf: 210912 bytes, checksum: 15b543bedfceec606e41ae50913c6103 (MD5) Ata Glaucia (1).pdf: 191404 bytes, checksum: 2356220948283ff16d6d383c60299543 (MD5) Previous issue date: 2022-11-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subjectPandemia de Coronavíruspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Glaucia Correia da Silva.pdf296,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Glaucia Correia da Silva.pdf417,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Glaucia Correia da Silva.pdf381,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.