Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3040
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): Souza, Nívea
Primeiro Orientador: Gutemberg, Jaqueline Souza
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo geral de refletir sobre a importância da música no desenvolvimento das crianças, para torná-lo um indivíduo interrogativo, reflexivo e investigativo. As crianças da educação infantil têm necessidade de atenção, carinho, segurança, sem as quais elas dificilmente poderiam sobreviver. Simultaneamente, nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca, através das experiências diretas com as pessoas e as coisas deste mundo e com as formas de expressão que nele ocorrem. Esta inserção das crianças no mundo não seria possível sem que atividades voltadas simultaneamente para a música não estivessem presentes. Devido isso levantamos a seguinte problemática: Como trabalhar de forma eficiente a musicalidade de modo a ajudar no crescimento cultural das crianças? Para tal comprovação, foi desenvolvida esta pesquisa bibliográfica, de cunho exploratório, com a leitura e reflexão de autores conceituados, clássicos e publicações mais recentes, que poderão compor uma base sólida de análise e reflexão sobre o tema. A música é uma forma de despertar a imaginação, o sonho e a fantasia das crianças. Uma busca que se faz necessário ser direcionada ao aluno para que o mesmo descubra sozinho que é capaz de construir seus próprios conhecimentos. Assim, a música poderá suscitar inúmeras atividades, levando o aluno ao seu crescimento enquanto criança na Educação Infantil
Abstract: The present research has the general objective of reflecting on the importance of music in the development of children, to make them an interrogative, reflective and investigative individual. Children in early childhood education need attention, affection, security, without which they could hardly survive. Simultaneously, in this stage, children come into contact with the world around them, through direct experiences with people and things in this world and with the forms of expression that occur in it. This insertion of children into the world would not be possible without activities focused on music being present. Because of this, we raise the following problem: How to work efficiently with musicality in order to help children's cultural growth? For this evidence, this bibliographic research was developed, of an exploratory nature, with the reading and reflection of renowned authors, classics and more recent publications, which will be able to compose a solid basis for analysis and reflection on the subject. Music is a way to awaken children's imagination, dreams and fantasy. A search that is necessary to be directed to the student so that he can discover for himself that he is able to build his own knowledge. Thus, music can trigger numerous activities, leading the student to his/her growth as a child in Early Childhood Education.
Palavras-chave: Música
Mediação musical
Educação Infantil
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Cristalina
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3040
Data do documento: 9-Nov-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Nivea de Souza.pdf281,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Nivea de Souza.pdf352,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_.pdf374,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.