Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gutember, Jaqueline Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6386827820779836pt_BR
dc.creatorSoares, Lucileia Marcia Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5501898843893939pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-16T14:51:55Z-
dc.date.available2023-01-15-
dc.date.available2022-11-16T14:51:55Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3009-
dc.description.abstractThis article aims to expose information about the Inclusive Education of children with ADHD in the Early Childhood Education stage. In this sense, this article aims to analyze the growing demand of people with attention deficit and neuropsychiatric disorders "Attention Deficit Disorders with Hyperactivity (ADHD)" has been drawing attention, mainly, due to the need for qualified professionals to work in the field. of Special Education, as well as promoting inclusion by observing the situation of students within the classroom to assist in an early diagnosis and, therefore, in a more effective treatment, applying the condition to the reality at school, so that those with the disorder receive quality education. Another focus will be on the training of qualified teachers to deal with the little ones, able to make them develop their skills and have a profitable learning experience. Somesituations and didactics that can facilitate the process and offer adaptation of the educational environment and classes to the needs of students will be examined. There will be studies of concepts about ADHD in children, how to effect their inclusion, the qualification of teachers and study of a specific pedagogy to be applied. The research is bibliographical and is carried out with the use of materials such as articles, books and monographs on the subject. In the end, it is expected that, through this article, conclusions will be exposed on how to offer an inclusive education through informativeness and knowledge and the encouragement of respect for patients with Attention Deficit Disorder with Hyperactivity.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo visa expor informações acerca da Educação Inclusiva de crianças com TDAH na etapa da Educação Infantil. Neste sentido, este artigo objetiva-se analisar a crescente demanda de pessoas com déficit de atenção e os transtornos neuropsiquiátricos “Transtornos de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)” vem chamando a atenção, principalmente, pela necessidade de profissionais qualificados para atuar no campo do Ensino Especial, bem como na promoção da inclusão observando a situação dos alunos dentro da sala de aula para auxiliar em um diagnóstico precoce e, logo, em um tratamento mais eficaz, aplicando a condição à realidade na escola, para que os portadores do transtorno recebam ensino de qualidade. Outro foco será sobre a formação de docentes qualificados para lidar com os pequenos, aptos a fazer com que eles desenvolvam suas habilidades e tenham um aprendizado proveitoso. Serão examinadas algumas situações e didáticas que possam facilitar o processo e oferecer adaptação do ambiente educacional e das aulas às necessidades dos discentes. Ocorrerão estudos de conceitos sobre o TDAH em crianças, como se pode efetivar a inclusão delas, a qualificação de professores e estudo de uma pedagogia específica para ser aplicada. A pesquisa é bibliográfica e tem sua efetivação feita com a utilização de materias como artigos, livros e monografias acerca do assunto. Ao final, espera-se que, por meio deste artigo, sejam expostas conclusões sobre como oferecer uma educação inclusiva por meio de informatividade e conhecimento e o estímulo do respeito aos portadores Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Lucileia Marcia Ribeiro Soares (2018210221350245@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-10T18:38:05Z No. of bitstreams: 1 TCC - Leia Ribeiro - ARTIGO pdf.pdf: 201701 bytes, checksum: 84e1fd20807fde0f606401c0e4f7de29 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada LUCILEIA MARCIA RIBEIRO SOARES Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo: O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) e a Folha de aprovação ou a Ata de defesa não foram anexados à submissão. Tal documento deverá constar, obrigatoriamente, dentro das submissões feitas no Repositório. Por ventura os documentos não estejam inseridos na submissão, a publicação será rejeitada pelos administradores da plataforma. O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF Assim que o TCAE e a Folha de aprovação ou a Ata de Defesa estiverem assinados e anexados, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de como submeter o trabalho no RIIF Goiano: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/como_depositar_riif_goiano_1.2.pdf (Opcional) - Informamos que as submissões realizadas em duplicidade sejam excluídas da plataforma. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente, on 2022-11-10T19:36:21Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Lucileia Marcia Ribeiro Soares (2018210221350245@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T13:53:00Z No. of bitstreams: 3 TCC - Leia Ribeiro - ARTIGO pdf.pdf: 201701 bytes, checksum: 84e1fd20807fde0f606401c0e4f7de29 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 315378 bytes, checksum: 7db81df7f123230ebda27e56e0ca148d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 754481 bytes, checksum: 8b88d6da084f887d0bd01638e2abdb04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T14:50:59Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Leia Ribeiro - ARTIGO pdf.pdf: 201701 bytes, checksum: 84e1fd20807fde0f606401c0e4f7de29 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 315378 bytes, checksum: 7db81df7f123230ebda27e56e0ca148d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 754481 bytes, checksum: 8b88d6da084f887d0bd01638e2abdb04 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bethânia Silva (bethania.silva@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-16T14:51:34Z (GMT) No. of bitstreams: 3 TCC - Leia Ribeiro - ARTIGO pdf.pdf: 201701 bytes, checksum: 84e1fd20807fde0f606401c0e4f7de29 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 315378 bytes, checksum: 7db81df7f123230ebda27e56e0ca148d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 754481 bytes, checksum: 8b88d6da084f887d0bd01638e2abdb04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-16T14:51:55Z (GMT). No. of bitstreams: 3 TCC - Leia Ribeiro - ARTIGO pdf.pdf: 201701 bytes, checksum: 84e1fd20807fde0f606401c0e4f7de29 (MD5) ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf: 315378 bytes, checksum: 7db81df7f123230ebda27e56e0ca148d (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf: 754481 bytes, checksum: 8b88d6da084f887d0bd01638e2abdb04 (MD5) Previous issue date: 2022-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cristalinapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TDAH NA EDUCAÇÃO INFANTILpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Leia Ribeiro - ARTIGO pdf.pdf196,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ATA DE DEFESA DE TRABALHO DE CURSO.pdf307,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE AUTORIZAÇÃO.pdf736,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.