Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3002
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Marcos Vinícius Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3312559284732501pt_BR
dc.creatorSilva, Erica Bezerra-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1412672898930783pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-15T02:06:17Z-
dc.date.available2022-11-14-
dc.date.available2022-11-15T02:06:17Z-
dc.date.issued2022-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3002-
dc.description.abstractThis article aims to dialogue about the qualitative contributions of cooperative games in Early Childhood Education, by developing knowledge using their routine of games in the elaboration of classes in an educational way and enabling the insertion of ludicity in the classroom, with activities that help their understanding.The objective of this work is to discuss the contributions of cooperative games to child development, discuss the need for children to understand about their own space, as well as respect the space of the other, in a playful way. In addition, it points out the relevance of developing group work, through cooperative games as a teaching method in early childhood education, for the integral development of the child. Being a theoretical essay, the bibliographic research of a qualitative approach contains a literary review of scientific articles published in google academic and in the portals CAPES and SciELO Brazil, filtered from the key words: cooperative games, early childhood education, ludicity and play. It is envisaged that cooperative games in early childhood education can contribute to the significant development of children, pointing out the need to use creative methodologies that include curriculum content proposed for Early Childhood Education, recognizing the child as the protagonist of the learning process, as a center of curriculum planning, developing pedagogical actions that begin, through observations of the manifestations of children in the most varied contexts and spaces of learningpt_BR
dc.description.resumoEste artigo almeja dialogar sobre as contribuições qualitativas dos jogos cooperativos na Educação Infantil, ao desenvolver o conhecimento utilizando sua rotina de brincadeiras na elaboração das aulas de forma educativa e possibilitando a inserção da ludicidade na sala de aula, com atividades que auxiliem sua compreensão. O objetivo desse trabalho é discutir as contribuições dos jogos cooperativos para o desenvolvimento infantil, discutir sobre a necessidade das crianças compreenderem sobre o próprio espaço, bem como respeitarem o espaço do outro, de forma lúdica. Além disso, pontua sobre a relevância de se desenvolver trabalhos em grupo, por meio dos jogos cooperativos como método de ensino na educação infantil, para o desenvolvimento integral da criança. Sendo um ensaio teórico a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa contêm revisão literária de artigos científicos publicados no Google acadêmico e nos portais CAPES e SciELO Brasil, filtrados a partir das palavras chaves: jogos cooperativos, educação infantil, ludicidade e brincar. Vislumbra-se que os jogos cooperativos na educação infantil possam colaborar para o desenvolvimento significativo da criança, apontando a necessidade de se utilizar metodologias criativas que contemplem conteúdo curriculares propostos para a Educação Infantil, reconhecendo a criança como protagonista do processo de aprendizagem, como centro do planejamento curricular, desenvolvendo ações pedagógicas que se iniciem, por meio de observações das manifestações das crianças nos mais variados contextos e espaços de aprendizagens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Erica Bezerra da Silva (erica.bezerra@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T01:47:51Z No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA DO TCC.pdf: 181892 bytes, checksum: c6fa130599b5982f4ddecba28a4d727c (MD5) TERMO DE CIENCIA E DE AUTORIZAC.pdf: 808852 bytes, checksum: 22d2545f5cae54c1b1aa94c9c90a06e4 (MD5) ARTIGO FINALIZADO E REVISADO DEPOIS DA DEFESA OK.pdf: 181580 bytes, checksum: fb460272bddb6463d7de684450dfdf8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T02:05:33Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA DO TCC.pdf: 181892 bytes, checksum: c6fa130599b5982f4ddecba28a4d727c (MD5) TERMO DE CIENCIA E DE AUTORIZAC.pdf: 808852 bytes, checksum: 22d2545f5cae54c1b1aa94c9c90a06e4 (MD5) ARTIGO FINALIZADO E REVISADO DEPOIS DA DEFESA OK.pdf: 181580 bytes, checksum: fb460272bddb6463d7de684450dfdf8f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T02:06:10Z (GMT) No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA DO TCC.pdf: 181892 bytes, checksum: c6fa130599b5982f4ddecba28a4d727c (MD5) TERMO DE CIENCIA E DE AUTORIZAC.pdf: 808852 bytes, checksum: 22d2545f5cae54c1b1aa94c9c90a06e4 (MD5) ARTIGO FINALIZADO E REVISADO DEPOIS DA DEFESA OK.pdf: 181580 bytes, checksum: fb460272bddb6463d7de684450dfdf8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-15T02:06:17Z (GMT). No. of bitstreams: 3 ATA DE DEFESA DO TCC.pdf: 181892 bytes, checksum: c6fa130599b5982f4ddecba28a4d727c (MD5) TERMO DE CIENCIA E DE AUTORIZAC.pdf: 808852 bytes, checksum: 22d2545f5cae54c1b1aa94c9c90a06e4 (MD5) ARTIGO FINALIZADO E REVISADO DEPOIS DA DEFESA OK.pdf: 181580 bytes, checksum: fb460272bddb6463d7de684450dfdf8f (MD5) Previous issue date: 2022-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Hidrolândiapt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos cooperativospt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBrincarpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOS JOGOS COOPERATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCAR, CRESCER E CONVIVERpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ata de defesa_Erica Bezerra da Silva.pdf177,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcae_Erica Bezerra da Silva.pdf789,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
tcc_Erica Bezerra da Silva.pdf177,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.