Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Sebastião Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092932409685292pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Sebastião Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092932409685292pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jardinélio Reis da-
dc.contributor.referee3Gonçalves, Maria Reinize Semblano-
dc.creatorSilva, Ana Paula Ribeiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4654746026250625pt_BR
dc.date.accessioned2022-11-15T01:58:33Z-
dc.date.available2022-10-29-
dc.date.available2022-11-15T01:58:33Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/3001-
dc.description.abstractIn this investigation, we seek to understand how Tagram provides mathematical learning, and with the critical analysis of the author's findings, correlate the collection with the early years of Elementary School when implemented through playful pedagogical practices by the teacher. We took the qualitative research approach and, as for the procedures, we used the bibliographic research done in the Google Scholar database with specific descriptors. The search resulted in twenty-three academic productions, of which we appropriated sixteen abstracts of master's dissertations and doctoral thesis. From the analysis, we observed that there is one for pedagogical training for the teaching of mathematical games in the early years of elementary school, since the students' learning is dynamic and requires their own competencies/skills.pt_BR
dc.description.resumoNesta investigação buscamos compreender como o Tagram propicia a aprendizagem matemática, e com a análise crítica dos achados da autora, correlacionar o acervo aos anos iniciais do Ensino Fundamental quando implementado por meio de práticas pedagógicas lúdicas pelo professor. Assumimos a abordagem de pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, usamos a pesquisa bibliográfica feita no banco de dados do Google Acadêmico com descritores específicos. A busca resultou em vinte e três produções acadêmicas, das quais apropriamo-nos de dezesseis resumos de dissertações de mestrado e tese de doutorado. Da análise, observamos que há uma para formação pedagógica para o ensino de jogos matemáticos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, haja vista que a aprendizagem dos discentes é dinâmica e exige competências/habilidades próprias.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Ribeiro da Silva (ana.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-10-29T16:35:19Z No. of bitstreams: 3 Anexo II - Ata de defesa de trabalho de curso ANA PAULA RIBEIRO DA SILVA (1).pdf: 587893 bytes, checksum: f85595f58bf31d7eb897f33b7f17ebeb (MD5) TCC Ana Paula.pdf: 284715 bytes, checksum: e0d9a147bdf454a3be2dac91c3fd1538 (MD5) Termo de Ciência e Autorização.docx: 22353 bytes, checksum: 5f66992a9b7ab1c92cb7510910fae810 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Prezada ANA PAULA, Informamos que sua submissão foi rejeitada para ajustes pelo seguinte motivo:   O Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE) não está assinado. A inclusão do Termo assinado é obrigatória dentro das submissões realizadas no Repositório. Porventura o TCAE não esteja inserido no arquivo submetido, a publicação será rejeitada para ajustes pelos administradores da plataforma, para ajustes e adequação.  O documento apresentado como sendo o TCAE não é reconhecido pela Equipe do Repositíorio. Para sanar dúvidas, sugerimos a leitura do tutorial “Como submeter o trabalho no RIIF Goiano”, clicando aqui:  O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho.  O TCAE está disponível na plataforma na aba "Termo de Autorização", podendo ser encontrado no seguinte link:  https://repositorio.ifgoiano.edu.br/arquivos/termo_de_autorizacao.pdf  Recomendamos que, caso não seja possível coletar assinatura do(a) Professor(a) orientador(a) no mesmo documento, você pode editar em imagem e anexar ao TCAE, ou então solicitar ao docente que abra no Sistema SUAP o documento Intitulado Termo de Ciência e Autorização Eletrônico (TCAE), na opção "Termos" e coletar assinaturas eletrônicas. Você também pode tirar dúvidas, assistindo a este tutorial, clicando aqui. Assim que o TCAE estiver assinado e anexado, nos reenvie pela plataforma. Informamos que sua submissão não foi cancelada, você deverá entrar novamente na plataforma e seguir os procedimentos solicitados. Aguardamos a devolução do mesmo com as alterações solicitadas. Estamos à disposição. Atenciosamente,  on 2022-10-30T19:47:04Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula Ribeiro da Silva (ana.ribeiro@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T00:48:51Z No. of bitstreams: 1 TCC Ana Paula_merged.pdf: 476812 bytes, checksum: eff8c428b088bdde209953780d56ff5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T01:55:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Ana Paula_merged.pdf: 476812 bytes, checksum: eff8c428b088bdde209953780d56ff5c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-15T01:57:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Ana Paula_merged.pdf: 476812 bytes, checksum: eff8c428b088bdde209953780d56ff5c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-15T01:58:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Ana Paula_merged.pdf: 476812 bytes, checksum: eff8c428b088bdde209953780d56ff5c (MD5) Previous issue date: 2022-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Anne. Ludicidade Como Instrumento Pedagógico. Cooperativa do Fitness – CDOF, 2009. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm . Acessado em: 24 Jan, de 2022. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica - Técnicas e Jogos Pedagógicos. 6ª Ed. _ Rio de Janeiro: Loyola, 2003. ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica: prazer de estudar, técnicas e jogos pedagógicos. 9º ed., São Paulo: Edições Loyola, 1998. AVANÇO, Leonardo Dias. LIMA, José Milton de. Jogo e Educação no Contexto da República Platônica: Algumas Reflexões. Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5810_2921.pdf . Acessado em: 24 Jan, de 2022. BENEVENUTI, Luiz Cláudio; SANTOS, Rejane Costa dos. O uso do Tangram como material lúdico pedagógico na construção da aprendizagem matemática. XII Enem–Encontro Nacional de Educação Matemática.– Relato de Experiência-Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo–SP, 2016. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf . Acessado em: 15, jul. 2022. BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. Educação no Século XXI - Volume 29 – Ludicidade/ Organização:Editora Poisson Belo Horizonte - MG: Poisson, 2019. Disponível em: https://www.poisson.com.br/livros/educacao/volume29/Educacao_no_seculoXXI_vol29 .pdf . Acessado em: 24 Jan, de 2022. FRIEDRICH, Márcia. O jogo tangram como possibilidade didática inicial para a geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Gestão & Tecnologia, v. 2, n. 27, p. 13-36, 2018. Disponível em: http://faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/7/2. Acessado em: 13 Mar, de 2022. GONÇALVES, Poliana Ferreira. A contribuição das brincadeiras no processo de ensino aprendizagem na educação infantil: uma análise da percepção dos professores do município de Lucena-PB / Poliane Ferreira Gonçalves. – João Pessoa: UFPB, 2014. 46f. KISHIMOTO, Tizuco Morchida (org.). O jogo e a educação infantil: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14º. ed. São Paulo: Cortez, 2011. LIMA, Antônio José Araújo. O Lúdico em Clássicos da Filosofia: Uma Análise em Platão, Aristóteles e Rousseau. Congresso Nacional de Educação – II CONEDU, Ed: Realize, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2015/TRABALHO_EV045_M D1_SA6_ID6556_16082015154402.pdf . Acessado em: 24 Jan, de 2022. LORENZATO, S. (ED). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Coleção Formação de Professores. São Paulo: Autores Associados, 2006. MACIEL, Norma Lucia de Queiroz Diva Alburquerque. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Universidade de Brasília, 2006. MARCELINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas. São Paulo: Autores Associados, 1996. NACARATO, Adair Mendes. O professor que ensina matemática: desafios e possibilidades no atual contexto. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.2013.3505. Acessado em: 14 Mar, de 2022. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. São Paulo: Editora Ática, 1998. SENADO FEDERAL. Brincar é um direito garantido pela ONU e pela Constituição brasileira. Redação Agência Senado. 2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/especiais/especial-cidadania/criancas-quebrincam-sao-mais-saudaveis-garantem-especialistas/brincar-e-um-direito-garantidopela-onu-e-pela-constituicaobrasileira#:~:text=A%20Declara%C3%A7%C3%A3o%20Universal%20dos%20Direito s,ela%20o%20exerc%C3%ADcio%20pleno%20desse . Acessado em: 15 jul. 2022.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos lúdicospt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectAnos iniciaispt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleJOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O TANGRAM NO ENSINO DE MATEMÁTICApt_BR
dc.title.alternativeJOGOS LÚDICOS PARA A APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Paula Ribeiro da Silva.pdf465,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.