Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2969
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Benício, Edgard Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5190158341527254 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | Machado, José Henrique Rodrigues | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613638157766770 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silva, Adriana Lira da | - |
dc.contributor.referee1 | Benício, Edgard Ricardo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5190158341527254 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Machado, José Henrique Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9613638157766770 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Adriana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7267303191133079 | pt_BR |
dc.creator | Souza, Thaís Teixeira de | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/7556087205116944 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-12T00:03:44Z | - |
dc.date.available | 2022-11-11 | - |
dc.date.available | 2022-11-12T00:03:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2969 | - |
dc.description.abstract | The choice of the theme referring to the importance of the role of the family of people with disabilities and/or disorders, is to enable the debate so that people feel supported during the educational process, in a partnership between family and school, for the promotion of potential, in the process of integral teaching and learning in a school environment of the best people in the included and special development. The article aims to contribute to the promotion of integration between the family and the school, stimulating the growth of the student with special education, in addition to raising the recovery of self-esteem and autonomy. As a theoretical contribution: (VIGOTSKI, 1991), (MONTOAN, 2003), (BUSCAGLIA, 1997), (STAINBACK, 1999) and (SZYMANSKY, 2010). The methodology chosen is bibliographic research, with a qualitative, exploratory and descriptive approach. For those selected, we selected scientific articles available on the Google Acad portal, published between the period 2018 to 2021, with the descriptors: family, education and inclusion. As a result, the study presents the family and the school as essential for the autonomy of the special, being a welcoming partnership for the education and education of students with disabilities or disorders. Keywords: Family. Inclusive Education. Inclusion. | pt_BR |
dc.description.resumo | A escolha do tema referente à importância do papel da família das pessoas com deficiência e/ou transtorno, é possibilitar o debate para que as pessoas sintam-se apoiadas durante o processo educativo, numa parceria entre família e escola, para a promoção das potencialidades, especialmente no processo de ensino e aprendizagem em ambiente escolar, garantindo melhores intervenções e desenvolvimento integral das pessoas inclusas. O artigo tem por objetivo colaborar na promoção da integração entre família e escola, estimulando o crescimento do aluno com necessidades educativas especiais, além de suscitar o resgate da autoestima e autonomia do aluno especial. Como aporte teórico: (VIGOTSKI, 1991), (MONTOAN, 2003), (BUSCAGLIA, 1997), (STAINBACK, 1999) e (SZYMANSKY, 2010). A metodologia escolhida é pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Para as análises, seleção de artigos científicos disponíveis no portal Google Acadêmico, publicados entre o período 2018 a 2021, com os descritores: família, educação e inclusão. Como resultado o estudo apresenta que a relação família e escola é essencial para a efetiva autonomia do estudante especial, sendo a parceria estabelecida de relevância para as ações educativa e de acolhimento em prol dos estudantes com deficiência ou transtorno. Palavras-chave: Família. Educação inclusiva. Inclusão. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Thais Teixeira de Souza (thais.teixeira@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-11-11T17:50:36Z No. of bitstreams: 3 Artigo final-BANCA FINAL OK.pdf: 276358 bytes, checksum: cfde63134341707dcddc190a2732d2c9 (MD5) Ficha Aval Thais completa.pdf: 222328 bytes, checksum: 320fee851480c67bdc2fb189ea3a739b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO -REPÓSITORIO BIBLIOTECA IFG.pdf: 386420 bytes, checksum: 3c1657aa1a74857351d48fd7305d5f87 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2022-11-12T00:02:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo final-BANCA FINAL OK.pdf: 276358 bytes, checksum: cfde63134341707dcddc190a2732d2c9 (MD5) Ficha Aval Thais completa.pdf: 222328 bytes, checksum: 320fee851480c67bdc2fb189ea3a739b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO -REPÓSITORIO BIBLIOTECA IFG.pdf: 386420 bytes, checksum: 3c1657aa1a74857351d48fd7305d5f87 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-12T00:03:44Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo final-BANCA FINAL OK.pdf: 276358 bytes, checksum: cfde63134341707dcddc190a2732d2c9 (MD5) Ficha Aval Thais completa.pdf: 222328 bytes, checksum: 320fee851480c67bdc2fb189ea3a739b (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO -REPÓSITORIO BIBLIOTECA IFG.pdf: 386420 bytes, checksum: 3c1657aa1a74857351d48fd7305d5f87 (MD5) Previous issue date: 2022-10-19 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Hidrolândia | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.title | O PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Thais Teixeira de Souza.pdf | TCC/Thaís Teixeira de Souza | 269,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Ata de defesa_Thais Teixeira de Souza.pdf | ATA DEFESA TCC | 217,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcae_Thais Teixeira de Souza.pdf | TERMO DE CIÊNCIA E DE AUTORIZAÇÃO PARA DISPONIBILIZAR PRODUÇÕES TÉCNICO-CIENTÍFICAS NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DO IF GOIANO | 377,36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.