Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2816
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Moura, Sebastião Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0092932409685292pt_BR
dc.creatorNavega, Ruthnea Barbosa de Araujo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7910384459888691pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-04T20:24:03Z-
dc.date.available2022-09-30-
dc.date.available2022-10-04T20:24:03Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2816-
dc.description.abstractUsing games in the school context is essential for the psychological, social and cognitive development of the child in the various disciplines, because it is through these that you are expressing themselves in relation to the world and establishing their social practices. Therefore, the following problem was presented in this study: How can games be worked on in the first years of elementary school to expand children's learning in the classroom? Thus, we adopted as methodology qualitative research with bibliographic focus on the Google Scholar database using specific descriptors of the theme. From the analysis of the empirical material, we can conclude that the game is a powerful instrument that contributes to the intensification of the teaching process learning the child, because the playful has in its essence play, fun, but at the same time, the significant construction of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoUtilizar os jogos no contexto escolar, é essencial para que ocorra o desenvolvimento psicológico, social e cognitivo da criança nas diversas disciplinas, pois é através destes que estás se expressam em relação ao mundo e estabelecem as suas práticas sociais. Diante disso, se apresentou a seguinte problemática neste estudo: Como os jogos podem ser trabalhadas nos primeiros anos do Ensino Fundamental para a ampliação da aprendizagem das crianças em sala de aula? Desta forma, assumimos como objetivo o de compreender a importância dos jogos como práticas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Desta forma, adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa com enfoque bibliográfico na base de dados do Google Acadêmico usando descritores específicos da temática. Da análise do material empírico, podemos concluir que o jogo é um poderoso instrumento que colabora para a intensificação do processo de ensino aprendizagem da criança, pois o lúdico tem na sua essência o brincar, a diversão, mas ao mesmo tempo, a construção significativa de conhecimentospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ruthnea Barbosa de Araujo Navega (ruthnea.navega@estudante.ifgoiano.edu.br) on 2022-09-30T23:44:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_Ruthnea Barbosa de Araujo Navega.pdf: 1658866 bytes, checksum: e81ca65f2dfdf47a6e954a3154d68ae3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T20:15:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Ruthnea Barbosa de Araujo Navega.pdf: 1658866 bytes, checksum: e81ca65f2dfdf47a6e954a3154d68ae3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Itala Moreira Alves (itala.moreira@ifgoiano.edu.br) on 2022-10-04T20:23:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Ruthnea Barbosa de Araujo Navega.pdf: 1658866 bytes, checksum: e81ca65f2dfdf47a6e954a3154d68ae3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-04T20:24:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Ruthnea Barbosa de Araujo Navega.pdf: 1658866 bytes, checksum: e81ca65f2dfdf47a6e954a3154d68ae3 (MD5) Previous issue date: 2022-08-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Iporápt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.titleJOGOS DE MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Ruthnea Navega1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.