Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2803
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR ENTRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO E AÇÕES PEDAGÓGICAS
Autor(es): Silva, Ana Paula
Primeiro Orientador: Moura, Sebastião
Resumo: Neste artigo buscamos compreender o processo de leitura e escrita evidenciado aos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental quando o letramento é propiciado como prática social. Usamos a abordagem da pesquisa qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa bibliográfica na base dados do Google Acadêmico, para o qual utilizamos descritores específicos e obtivemos nove resultados. Destes nove, seis foram selecionados por serem resumos de dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. Da análise feita, concluímos que há uma formatação do hábito da leitura nos alunos dos anos inicias do Ensino Fundamental e que o processo de alfabetização como do letramento, na busca da superação das dificuldades de leitura e escrita no Ensino Fundamental, desenvolve competência e habilidades nas crianças por meio das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores.
Abstract: In this article we seek to understand the process of reading and writing evidenced to students in the early years of elementary school when literacy is provided as a social practice. We used the qualitative research approach and, as for procedures, as a bibliographic research in the Google Scholar database, for which we used specific descriptors and obtained nine results. Of these nine, six were selected because they were abstracts of master's dissertations and a doctoral thesis. From the analysis made, we conclude that there is a formatting of the habit of reading in the students of the early years of elementary school and that the process of literacy as literacy, in the search for overcoming the difficulties of reading and writing in elementary school, develops competence and skills in children through the pedagogical practices developed by teachers.
Palavras-chave: Leitura e escrita
Reading and writing
Letramento
literacy
Competências e habilidades.
Competencies and skills
Práticas pedagógicas.
Pedagogical practices
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Iporá
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2803
Data do documento: 29-Ago-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ana Paula Pereira Silva da Silva.pdf863,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.