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Tipo: Livro
Título: INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DE CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS MORRINHOS, 2010-2014
Título(s) alternativo(s): Professional insertion of graduates the technical courses of the Federal Institute Goiano - Campus Morrinhos, 2010-2014
Autor(es): Andrade, Érika Lemes de
Resumo: A educação profissional e tecnológica constitui-se em uma política pública voltada para a integração entre o ensino e as demandas de desenvolvimento econômico e social, em âmbito local e regional. Inserção profissional dos egressos de cursos técnicos do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, 2010-2014 discute o processo de inserção profissional de egressos, e a percepção dos empregadores em relação aos profissionais técnicos contratados. Metodologicamente é caracterizada como pesquisa analítica, com abordagem quantitativa por meio da análise estatística dos dados coletados, tendo como procedimento técnico a pesquisa de campo. As informações foram obtidas por meio da aplicação de questionários a dois grupos de informantes, sendo eles: egressos de cursos técnicos, com adesão de 98 destes, representando 44% do total de egressos, e 11 empregadores com atuação na região de Morrinhos - GO. Verificou-se que 65% dos egressos estão trabalhando, destes 30% atuam em sua área de formação técnica, 86% deram continuidade aos estudos e 53% declararam estar frequentando ou terem concluído curso superior em área correlata à da formação técnica. Os empregadores foram unânimes ao afirmar que a formação técnica representa diferencial no currículo do trabalhador no momento da seleção de emprego e a maioria deles está satisfeita com o desempenho profissional apresentado pelos técnicos contratados. O desenvolvimento da pesquisa indicou a necessidade de aprofundamento nas discussões institucionais sobre a matriz curricular dos cursos técnicos; as áreas dos cursos ofertados e maior integração entre as instituições de ensino e o setor produtivo, buscando a eficiência e a retroalimentação das políticas educacionais voltadas para a educação profissional e tecnológica.
Abstract: Vocational and technological education constitutes a public policy aimed at the integration between teaching and the demands of economic and social development, at a local and regional level. Professional insertion of graduates of technical courses at Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos ( Goiano Federal Institute – Morrinhos campus ) , 2010-2014 discusses the process of professional insertion of graduates, and the perception of employers in relation to hired technical professionals. Methodologically speaking, it is characterized as an analytical research, with a quantitative approach through statistical analysis of the data collected, with field research as a technical procedure. The information was obtained through the application of questionnaires to two groups of informants, namely: graduates of technical courses, with adhesion of 98 of them, representing 44% of the total of graduates, and 11 employers operating in the region of Morrinhos - GO. It was found that 65% of graduates are working, of these number, 30% work in their area of technical training, 86% continued their studies and 53% declared to be attending or having completed a higher education course in an area related to technical training. Employers were unanimous in stating that technical training represents a differential in the worker's curriculum at the time of job selection and most of them are satisfied with the professional performance presented by the hired technicians. The development of the research indicated the need to deepen the institutional discussions on the curricular matrix of technical courses; the areas of courses which are offered and greater integration between educational institutions and the productive sector, seeking efficiency and feedback from educational policies aimed by professional and technological education.
Palavras-chave: Cursos técnicos
Technical courses
Qualificação profissional
Professional qualification
Desenvolvimento regional
Regional development
Área do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2377
Data do documento: 16-Fev-2022
Aparece nas coleções:Editora IF Goiano

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