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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ENSINO DE LIBRAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM OLHAR SOBRE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA DO CAMPUS UFT ARRAIS - TO
Autor(es): Moura, Luciana Pereira de
Primeiro Orientador: Rabelo, Sara Gonçalves
Resumo: Esta pesquisa constitui uma análise curricular da oferta de Libras no curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Arraias – TO. Conduzida por reflexões sobre a importância e atenção requerida à formação de professores para o ensino de Libras, conforme disposto no Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, reconhecida e regulamentada pela Lei nº 10.436/02, observamos a necessidade de análise de sua implementação na universidade. A partir do entendimento da história da educação de surdos no país e do conhecimento sobre a Libras e a pessoa surda, partimos para a análise do Projeto Político Pedagógico do ano de 2007 e sua reformulação em 2019. A noção de que o currículo é um instrumento com capacidade de estruturar a escolarização, segundo defendido por Sacristán (2013), ajuda-nos a definir a abordagem em que se constrói esta investigação. Assim, tendo como pressuposto os estudos de Quadros (1997), Rossi (2010), Rosa (2013), dentre outros, ressaltamos a importância da disciplina de Libras no ensino superior para que, após formados, os professores possam integrar, interagir e formar crianças, jovens e adultos a partir da fluência em Libras.
Abstract: This research consists of a curricular analysis of Libras offer in the undergraduate course in Pedagogy at the Federal University of Tocantins (UFT), Campus Arraias - TO. Driven by reflections about the importance and attention given to teacher training as provided in Decree 5.626 of December 22, 2005, recognized and regulated by Law No. 10,436/02, we note the need to analyse its implementation at the University. From the understanding of the history of deaf education in the country and knowledge about Libras and the deaf person, we started to analyse the Political Pedagogical Project (2007) and its reformulation in 2019. The notion that the curriculum is an instrument with the ability to structure schooling, as defended by Sacristán (2013), helps us to define the approach in which this investigation is built. Thus, based on the studies by Quadros (1997), Rossi (2010) and Rosa (2013), we emphasize the importance of the Libras discipline in higher education so that, after graduation, teachers can integrate, interact and train children, young people and adults.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação; ensino de Libras
Teacher Education; Education; Libra teaching
Área do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Pais: Brasil
Editor: Instituto Federal Goiano
Sigla da Instituição: IF Goiano
Campus: Campus Campos Belos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2336
Data do documento: 1-Dez-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Humanidades

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