Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Tatiana Aparecida Pires | - |
dc.creator | Lima, Rhennan Lazaro de Paulo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T00:20:27Z | - |
dc.date.available | 2021-07-17 | - |
dc.date.available | 2021-11-29T00:20:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2213 | - |
dc.description.abstract | The present study investigated, through a bibliographical research, the integration of students who have specific educational needs, especially those with disabilities, in the regular education system in Brazil. To achieve this goal, a bibliographic analysis of texts that dealt with the challenges of inclusive education through public policies adopted in Brazil was carried out. In this investigation, the particularities of students with specific educational needs and the pedagogical practices adopted were highlighted so that it could be understood that the school environment is not only intended for learning reading and writing, but also a space for the formation of a critical citizen and, for that, it must be dynamic to the different needs of the students. Although it is still possible to identify criticisms about public policies, it is also necessary to consider their importance for the inclusion of people with disabilities and attention to specific educational needs in the school environment. The breadth of the discussion on inclusive education has ratified the need to drive the reorganization of schools and classrooms, implying a structural and cultural change in schools so that all students have their specificities met and, above all, so that they are trained to contribute for a more inclusive society. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo investigou, através de uma pesquisa bibliográfica, a integração dos alunos que apresentam necessidades educacionais específicas, com destaque para os com deficiência, no sistema regular de ensino do Brasil. Para alçar esse objetivo, realizou-se uma análise bibliográfica de textos que versassem sobre os desafios da educação inclusiva por meio das políticas públicas adotadas no Brasil. Nesta investigação, as particularidades dos alunos com necessidades educacionais específicas e as práticas pedagógicas adotadas foram destacadas para que se fosse feito entender que o ambiente escolar não é apenas destinado ao aprendizado da leitura e da escrita, mas também um espaço de formação de um cidadão crítico e, para isso, deve ser dinâmico às diferentes necessidades dos alunos. Apesar de ser possível identificar ainda críticas sobre as políticas públicas, é preciso considerar também a sua importância para a inserção de pessoas com deficiência e a atenção as necessidades educacionais específicas no âmbito escolar. A amplitude da discussão sobre a educação inclusiva tem ratificado a precisão de impulsionar a reorganização das escolas e salas de aula, implicando numa mudança estrutural e cultural das escolas para que todos os estudantes tenham suas especificidades atendidas e, principalmente, para que tenham formação para contribuir para uma sociedade mais inclusiva. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tatiana Aparecida Pires Costa (2019212301630068@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-27T18:18:38Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T00:18:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T00:19:53Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-11-29T00:20:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.relation.ispartof | EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva; Necessidades Educacionais Específica; Desafios. | pt_BR |
dc.subject | Inclusive Education; Specific Educational Needs; Challenges. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência do Ensino Superior |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Art_esp_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf | 249,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Ata de defesa_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf | 235,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
TCAE_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf | 214,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.