Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Tatiana Aparecida Pires-
dc.creatorLima, Rhennan Lazaro de Paulo-
dc.date.accessioned2021-11-29T00:20:27Z-
dc.date.available2021-07-17-
dc.date.available2021-11-29T00:20:27Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2213-
dc.description.abstractThe present study investigated, through a bibliographical research, the integration of students who have specific educational needs, especially those with disabilities, in the regular education system in Brazil. To achieve this goal, a bibliographic analysis of texts that dealt with the challenges of inclusive education through public policies adopted in Brazil was carried out. In this investigation, the particularities of students with specific educational needs and the pedagogical practices adopted were highlighted so that it could be understood that the school environment is not only intended for learning reading and writing, but also a space for the formation of a critical citizen and, for that, it must be dynamic to the different needs of the students. Although it is still possible to identify criticisms about public policies, it is also necessary to consider their importance for the inclusion of people with disabilities and attention to specific educational needs in the school environment. The breadth of the discussion on inclusive education has ratified the need to drive the reorganization of schools and classrooms, implying a structural and cultural change in schools so that all students have their specificities met and, above all, so that they are trained to contribute for a more inclusive society.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou, através de uma pesquisa bibliográfica, a integração dos alunos que apresentam necessidades educacionais específicas, com destaque para os com deficiência, no sistema regular de ensino do Brasil. Para alçar esse objetivo, realizou-se uma análise bibliográfica de textos que versassem sobre os desafios da educação inclusiva por meio das políticas públicas adotadas no Brasil. Nesta investigação, as particularidades dos alunos com necessidades educacionais específicas e as práticas pedagógicas adotadas foram destacadas para que se fosse feito entender que o ambiente escolar não é apenas destinado ao aprendizado da leitura e da escrita, mas também um espaço de formação de um cidadão crítico e, para isso, deve ser dinâmico às diferentes necessidades dos alunos. Apesar de ser possível identificar ainda críticas sobre as políticas públicas, é preciso considerar também a sua importância para a inserção de pessoas com deficiência e a atenção as necessidades educacionais específicas no âmbito escolar. A amplitude da discussão sobre a educação inclusiva tem ratificado a precisão de impulsionar a reorganização das escolas e salas de aula, implicando numa mudança estrutural e cultural das escolas para que todos os estudantes tenham suas especificidades atendidas e, principalmente, para que tenham formação para contribuir para uma sociedade mais inclusiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tatiana Aparecida Pires Costa (2019212301630068@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-27T18:18:38Z No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T00:18:36Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br) on 2021-11-29T00:19:53Z (GMT) No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-29T00:20:27Z (GMT). No. of bitstreams: 3 Artigo_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf: 255250 bytes, checksum: 8e2d61ccdfd5c4541cab4ea7393b2d17 (MD5) ATA - TC - TATIANA COSTA.pdf: 240782 bytes, checksum: 23409a9b2e409cf4dd83b647e8f48e2b (MD5) RIIF Tatiana.pdf: 219174 bytes, checksum: eb360c14b469ccf38766b5579232d3e4 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal Goianopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsIF Goianopt_BR
dc.relation.ispartofEDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Inclusiva; Necessidades Educacionais Específica; Desafios.pt_BR
dc.subjectInclusive Education; Specific Educational Needs; Challenges.pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Docência do Ensino Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Art_esp_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf249,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ata de defesa_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf235,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCAE_Tatiana Aparecida Pires Costa.pdf214,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.