Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Borges, Ronaldo Elias | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9774059000739053 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Moura, Ilma Célia de Paiva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1074864326169030 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Sidney de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0865355881753958 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Kátia Sulaine Goulart da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2911394946801014 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T18:19:28Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T18:19:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/2137 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes how Children's Literature can contribute to the teaching of black and Afro-Brazilian culture in the teaching of Basic Education in Brazil, thus bringing reflections on ethnic-racial issues, legislation and children's literature. The method used was the bibliographic survey and analysis of children's literature works. The individual starts the process of constructing his/her identity in childhood. In this aspect, the family and education are paths for personal and social formation, and a means to deconstruct discourses that detract from the other's personal conditions. Brazil is a country with cultural diversities, expressed by a set of knowledge and traditions of different ethnic-racial groups, produced by the social interaction of individuals. Thus, a Children's Literature book, with narrative and engaging and interesting situations, which approximates the reader's reality, enables reflection on the experiences that are presented in their daily lives, involving stereotypes and prejudices. The experience of values and customs of different ethnic-racial groups are rich actions for children's readers to develop their identity and social role in a positive way, in order to broaden their horizons. It is up to the educator to perceive all the richness of details characteristic of children's books and use them to encourage children to reflect on their Africanity in their interactions with their families and other people, in order to make society less prejudiced and more supportive. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho analisa como a Literatura Infantil pode contribuir para o ensino da cultura negra e afro-brasileira no ensino de Educação Básica no Brasil, assim traz reflexões sobre questões étnico-raciais, legislação e literatura infantil. O método utilizado foi o de levantamento bibliográfico e análise de obras de literatura infantil. Destacamos que o indivíduo inicia o processo de construção de sua identidade na infância. Nesse aspecto, a família e a educação são caminhos para a formação pessoal e social e um meio para desconstruir discursos que depreciem as condições pessoais do outro. O Brasil é um país com diversidades culturais, expressas por um conjunto de saberes e tradições de diversos grupos étnico-raciais, produzido pela interação social dos indivíduos. Assim, um livro de Literatura Infantil, com narrativa e situações envolventes e interessantes, que se aproxime da realidade do leitor, possibilita reflexões sobre as vivências que apresentam em seu cotidiano, envolvendo estereótipos e preconceitos. A vivência de valores e costumes dos diferentes grupos étnico-raciais são ações ricas para que o leitor infantil construa sua identidade e seu papel social de modo positivo, de forma a valorizar suas raízes. Compete ao educador perceber toda a riqueza temática dos detalhes característica dos livros infantis e os utilizarem para favorecer às crianças momentos de reflexões sobre sua africanidade no convívio com seus familiares e as outras pessoas, de modo a estimular a quebra de preconceitos na sociedade para que sejam mais humanos e mais solidários. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Sulaine Goulart da Silva (2015104221310130@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-12T23:43:31Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1384489 bytes, checksum: 7483bd20bfbbf5e6fad833e4d11cdd3c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Rejected by Johnathan Diniz (johnathan.diniz@ifgoiano.edu.br), reason: Olá Kátia, Recebemos o seu trabalho e de sua irmã, porém ao observar os documentos em ambos está faltando a ata de defesa devidamente assinada pelos membros da banca, Por este motivo vamos devolver o trabalho para que vocês possam anexar o documento devidamente. O(s) autor(es) devem revisar a versão final do trabalho acadêmico e gerar arquivo em formato PDF dessa versão, com as devidas comprovações solicitadas de aprovação dessa versão contendo, em um único arquivo, as páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º Folha de rosto, 3º Ficha catalográfica (verso da folha rosto), 4º TCAE, 5º Ata de defesa, 6º restante do trabalho. Para tirar dúvidas, sugerimos que você dê uma olhada nos tutoriais de Como submeter o trabalho no RIIF Goiano! Solicito também, que sua irmã só submeta um arquivo, pois foram enviados dois arquivos contendo o mesmo conteúdo. Solicitamos que as submissões feitas em duplicidade, sejam excluídas da plataforma. Estou à disposição. Atenciosamente, on 2021-10-13T00:05:03Z (GMT) | en |
dc.description.provenance | Submitted by Kátia Sulaine Goulart da Silva (2015104221310130@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T01:23:38Z No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1606806 bytes, checksum: 25c541dd8ea62db981b222caeb577733 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Julio Heber Camargo Silva (julio.heber@ifgoiano.edu.br) on 2021-10-13T18:04:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1606806 bytes, checksum: 25c541dd8ea62db981b222caeb577733 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-13T18:19:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf: 1606806 bytes, checksum: 25c541dd8ea62db981b222caeb577733 (MD5) Previous issue date: 2021-08-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal Goiano | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Morrinhos | pt_BR |
dc.publisher.initials | IF Goiano | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura Infantil | pt_BR |
dc.subject | Questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.title | A ABORDAGEM DE QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SALA DE AULA POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Kátia Sulaine Goulart da Silva.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.